Um dia destes orando a Deus pedi-lhe que me desse uma palavra direcionada para o ano de 2015 e Ele pôs na minha mente e coração a palavra transição.
Transição segundo o dicionário significa o ato ou efeito de passar de um lugar, de um estado ou de um assunto para outro. Também comporta uma transformação progressiva ou evolução.
Pensei em Jesus e o processo de transição pelo qual atravessou através da sua vida. Encontramos a Jesus aos 12 anos na Festa da Páscoa juntamente com os seus pais, mas logo separou-se deles, porque ficou no templo três dias com os doutores e mestres da lei, perguntando e aprendendo deles.
A Bíblia descreve que os mestres estavam admirados com a sabedoria e inteligência dele. Quando os pais o encontram, são confrontados com uma reposta surpreendente, Jesus disse: que nos negócios do Pai devia estar ocupado.
Isto, mostra de que Jesus desde tenra idade tinha uma noção da relação com o Seu Pai Celestial e que a prioridade Dele era servi-lo. Depois vemo-lo voltando com os seus pais, crescendo, não só fisicamente, senão também em sabedoria e graça para com Deus e os homens. Jesus desde pequeno mostrou a sua disposição para atravessar todo o processo de transição.
Depois vemo-lo, já adulto no começo do seu ministério, na sinagoga de Nazaré a afirmar a Sua Natureza e Propósito, de ser um instrumento nas mãos do Seu Pai para proclamar o evangelho e ajudar a todo o necessitado e durante três anos e meio pregou e ensinou Seus mandamentos a toda criatura que se aproximou Dele e àqueles aos quais Ele abordou.
Quando chega o fim do seu ministério, Ele faz uma firme determinação de direcionar-se a Jerusalém onde teria um fim trágico humanamente falando, mas que divinamente nos abriria a porta da salvação para todo aquele que crer.
Tentaram detê-lo, mas Ele estava disposto a atravessar essa transição que o levaria da morte à Glória Eterna.
Por tudo aquilo que a Bíblia descreve de Jesus, vemos que Ele atravessou um processo de transição durante a sua vida. Para nós, que ainda estamos nesta terra, como filhos e filhas de Deus, o processo de transição continua. O cristão não pode nem deve parar esse processo de transição; não falo de inventar atividades para mostrar que estamos a fazer algo, a Deus não o vamos a enganar. Há áreas e assuntos que Deus quer que passem por um processo de transição, porque onde estão atualmente já não ajudam no teu crescimento espiritual, tens que passar para outro nível, dimensão ou responsabilidade.
Que este ano de 2015 possamos ver como esse processo de transição em direção à perfeita, boa e agradável vontade de Deus se manifeste na nossa vida. Retiremos todos os obstáculos, sejamos nós mesmos ou qualquer elemento externo que queira interferir na nossa transição e avancemos confiadamente porque o Deus Todo-Poderoso que até aqui nos ajudou, nos continuará a ajudar.
Desejo para todos aqueles que nos acompanham através destas páginas a cada dia, um bom e feliz ano de transição para 2015.
Fraternalmente em Cristo,
Pr. Carlos Arellano.