Acerca dos relacionamentos entre os irmãos na fé, precisamos aprender a relacionar-nos com todos, mas entendendo que existem fronteiras que devemos respeitar.
Particularmente me levo bem com os irmãos, mas não consigo andar com todos cada dia. Seja na reunião pública ou na rua ou em qualquer lugar que nos encontremos, mantenho uma relação harmoniosa com cada um, e isto é uma ordenança bíblica, enquanto esteja ao nosso alcance devemos estar em paz com nosso semelhante, incluindo os descrentes.
Nem o próprio Jesus conseguiu ter uma multidão de amigos íntimos, próximos dele, a Bíblia fala de três, com os quais abria mais seu coração.
Nós, não somos diferentes, na comunidade cristã onde frequentamos haverá aqueles mais próximos de nós, com os quais nos sentimos mais a vontade e eles connosco, algo mutuo, que surgiu naturalmente.
As fronteiras as quais me refiro, são aquelas relações em que as portas para uma amizade maior não se abrem e tampouco há garantia de que um dia se abram. Isso deve ser respeitado, quando alguém, duma ou outra maneira expressa não estar interessado em ser teu amigo mais íntimo, não adianta forçar a barra, simplesmente não haverá essa intimidade ou amizade que pretendes.
Em nossos relacionamentos dentro da comunidade cristã encontraremos pessoas que por alguma razão valida ou não, fecharam seu coração a uma amizade contigo. Minha recomendação é que não o leves a um nível pessoal, nem te ressintas, porque pode acontecer.
Como pastor lido com todos na medida das minhas possibilidades, mas às vezes me apercebo de pessoas, crentes que não querem dar-me confiança e eles estabelecem uma linha fronteiriça e devo discernir isso e manter um respeito por essa fronteira e manter a relação no nível que eles querem.
Na medida que as comunidades vão crescendo, nós iremos conhecendo pessoas com as quais estabeleceremos vínculos de amor e companheirismo e devemos desfrutar essa bênção que o Senhor nos dá. E, se há pessoas dentro da comunidade que estabelecem uma fronteira e não te deixam passar, não há problema; se estão crescendo na graça e no conhecimento de Deus e não são teus amigos, fica contente.