Pensar que todos os crentes estão com um coração dócil para aceitar um não de vez enquanto, é pensar de maneira romântica e utópica.
Uma das grandes batalhas que todo crente atravessa depois da sua conversão é a sua consagração incondicional a Deus em todas as áreas da vida.
Creio que é importante enfatizar sempre a mensagem do evangelho a partir do momento em que entramos em contacto com alguém interessado em ouvir. Já enfatizei aqui o ter cuidado daquilo que pregamos e especialmente aquilo que oferecemos as pessoas, não podemos prometer coisas que não são prerrogativas nossas.
Infelizmente nas últimas décadas o evangelho se tem tornado um produto comercial que promove benefícios materiais. A mensagem pura do arrependimento e humilhação ante Deus como pecadores separados Dele, tem sido trocado por ofertas de melhores formas de vida e estatuto, que fazem que os interessados se aproximem a Deus e a igreja procurando só coisas positivas e convenientes.
Há crentes que não querem ouvir não, porque foram mal acostumados ao dizer-lhes que tudo trabalha ao seu favor, inclusive Deus. Quando surge uma negativa, seja da parte de Deus ou dalgum líder não é aceite com alegria, pelo contrário muitos ficam amuados e sentidos pela contrariedade que sentiram; parece que estão a espera que todos lhes digam sim.
O crente e especialmente os novos convertidos devem entender desde o princípio da vida cristã que algumas vezes as portas não se vão abrir, as vezes as pessoas que pensava que o ajudariam, não o vão a fazer e as vezes ouvirão não como um resposta a um desejo ou expetativa.
Como pastor vamos conhecendo as ovelhas e com o tempo conhecemos suas abordagens ou conversas e às vezes ficam expetantes e ansiosos por ouvir um sim para aquilo que querem ou desejam que concordem com eles. Às vezes calo a boca, porque sei que se digo não, vou a despertar um sentimento de mágoa e de contrariedade; como são coisas sem transcendência, não me interessa intervir, prefiro que a própria pessoa chegue a suas próprias conclusões.
Se a atitude ou comportamento de alguém que esteja interessado em ouvir um sim a como de lugar, mas vá causar tropeço e confusão no seio da irmandade, então, levará um rotundo não, goste ou não goste.
Irmão, irmã, se cada vez que ouves um não e isto faz com que fiques amuado, ressentido e ainda murmures, então, algo não está certo no teu coração e precisa urgentemente a intervenção do Doutor Jesus.