27/03/2015

UMA TEOLOGIA CORRETA

Desde Adão no livro de Génesis até João no livro de Apocalipse encontramos a Deus falando as verdades que regem Seu Reino. Se procuramos uma teologia correta, esta será achada nas Sagradas Escrituras.

A Bíblia é o melhor e mais seguro comentário sobre ela mesma. A Bíblia se interpreta por se mesma. Com isto não pretendo descartar os comentários feitos por irmãos na fé do passado ou feitos nesta época presente, todos eles são de grande ajuda para nosso entendimento espiritual e doutrinal, especialmente aquelas passagens que são mais escuros ou difíceis.

Particularmente às vezes utilizo estas fontes, mas a base da minha teologia é a própria Bíblia e com a ajuda do Espírito Santo vou entendendo aquilo que Deus quer que entenda e ensine aos outros.

A Bíblia, falando dos tempos que vivemos os descreve como a época da apostasia, isto significa a negação da verdade espiritual, também se pode considerar a eliminação de verdades doutrinais e sendo substituídas por doutrinas humanas, filosóficas que destoam com a doutrina bíblica.

Numa época em que os meios de comunicação não faltam e abunda muita informação facilitada, as pessoas acabam por ser preguiçosas para dedicar-se a ler a Bíblia com mais profundidade e acaba sendo mais fácil ouvir a qualquer um que lhes diga como é.

O apóstolo Paulo recomendou que deveríamos ouvir, mas só reter o que é correto. Deve haver uma análise minucioso daquilo que lemos, ouvimos ou assistimos, não somos obrigados a aceitar tudo sem discernir, por mais famoso ou carismático que seja o pregador, cantor ou mestre que diga coisas relacionadas com Deus ou no Nome de Deus.

Em Nome de Deus já se cometeram muitas atrocidades e ainda continuará assim até o último dia.

O cristão nascido de novo tem a obrigação e o dever de ter uma teologia correta, fundamentada nas Sagradas Escrituras, deve haver um estudo sistemático das mesmas, deve saber explicar as doutrinas bíblicas de maneira clara e concisa a qualquer um que demande da sua fé, noutras palavras não pode ser um ignorante da Bíblia se sê assume como cristão.

Não falo de ser teólogos doutorados e que tenhamos mestria de divindade, senão, ser cristãos que conhecemos nossa Bíblia e sabemos aplicar Suas Verdades dentro do contexto em que nos encontramos; isto fará que tenhamos uma teologia correta.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...