Cada um de nós conhecemos nosso dia a dia, as atividades que realizamos, com quem nos relacionamos, as oportunidades que surgem para servir, ajudar ou cumprir alguma obrigação, seja para nós mesmos ou a favor dos outros.
A Bíblia disse que aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, é pecado. A Bíblia não incentiva a preguiça nem a procrastinação, pelo contrário incentiva-nos a aproveitar bem o tempo, servir aos demais, realizando aquilo que está a nosso alcance.
Jesus em seu percorrido pela Terra sempre andou com os olhos atentos a aqueles que se aproximavam. Às vezes Ele tomou iniciativa para favorecer a seu próximo ou próximos. Não falo de estar fazendo coisas todo o dia e se não tens nada que fazer te sentes obrigado a inventar; é lógico que haverá momentos em que não faremos nada, falo de descansar, dormir, relaxar ou pensar, também são momentos que fazem parte da vida.
Vou usar um exemplo doméstico, que nalgumas casas acontece, algum membro da família come algo, usa taças, pratos, talheres, copo, etc. E depois de ter terminado dá meia volta e se vá e deixa tudo na pia, como se não fosse com ele ou ela (talvez estás pensando em alguém que conheces).
Essa atitude tão simple e do cotidiano é um exemplo de como as pessoas só se limitam a pensar nelas, sem se importar com os outros, esperando que os outros limpem sua bagunça e desordem.
Como cristãos temos oportunidades para servir e fazer o bem, começando pelo nosso lar, trabalho, escola, congregação, vizinhança, etc.
Se você sabe que há coisas que devem ser feitas, não interessa se outros não fazem nada, o que interessa é que você se apercebeu, portanto, deve tomar a iniciativa para fazer-lho, realizar-lho. Muitos ficam a espera que outros o façam, mas a ordem bíblica é para você fazer, se está dentro do seu alcance.
Devemos viver a vida servindo, é o mandamento do Senhor e não esperando que outros sirvam ou nos sirvam, senão sendo exemplo de inspiração para que outros nos imitem.
Se sabemos que aquilo que está diante de nós precisa da nossa intervenção, porque convém, é bom, contribuirá para o bem da obra de Deus e do teu próximo, então faz-lho sem demora.