Assim a primeira impressão, parece que a preocupação e interesse primário de conhecer a Vontade de Deus são de inteira e absoluta responsabilidade dos pastores, missionários, etc.
Em certa maneira é verdade, um líder dum ministério e aqueles que lideram juntamente com ele, tem uma grande responsabilidade de velar e entender exatamente o que Deus quer, porque são pessoas as quais lhes é confiada vidas, que precisam ser cuidadas e protegidas como ovelhas do rebanho do Senhor.
O crente normal precisa entender qual é a Vontade de Deus para sua vida? Sim.
Quando Paulo, no livro de Romanos faz alusão que a Vontade de Deus é boa, agradável e perfeita e que é necessário despojar-nos de todo obstáculo carnal e pecaminoso para entender-lha e levar-lha a ação, fala para todo o Corpo de Cristo.
Noutras palavras todo crente deve ter um zelo por descobrir exatamente a Vontade de Deus para sua vida e dos seus, não necessita ter uma responsabilidade ministerial par ter este zelo; aliás, Deus não chama a todos seus filhos a assumir uma liderança, a maioria serão cooperadores dos líderes, cada um cumprindo sua parte como membro da igreja.
Como falava noutro dia, podemos estar dentro da vida comunitária, frequentar as reuniões e estar perdido, porque o crente não sabe exatamente o que Deus quer, já que se move mais pelos seus sentimentos e critérios pessoais e não tanto sob a guia do Espírito Santo.
O Espírito Santo veio a habitar dentro de cada crente, justamente para guiar-lho a toda verdade, isto inclui conhecer exatamente a Vontade de Deus para sua vida, que é o que Deus quer que realize, participe, se envolva a fim que o Reino de Deus se expanda por todo lado.
Creio que um novo convertido na medida que começa a andar com o Senhor deve consultar a Deus, qual é a sua Vontade para com ele ou ela. Muitos chegam aos pés de Cristo e ficam tempo demais esperando que Deus lhe solucione seu problema (s) doméstico e não procuram saber o que Deus quer dele. Deus sabe quais são as necessidades reais de cada filho, mas Ele quer que cada filho se interesse em saber o que Deus quer dele ou dela; que conheçam a Sua Vontade, que é boa, agradável e perfeita.