A tradução literal é cara a cara. Isto, na vida de todo ser humano acontecerá quando se encontrar cara a cara com seu Criador. Quando? Não sei, mas um dia com certeza.
Esse encontro é inevitável e não dá para evitar-lho ou fugir dele; cedo ou mais tarde acontecerá. Este facto apresenta duas alternativas, que são da inteira prerrogativa de cada pessoa: preparar-se para esse momento ou viver totalmente indiferente e não preparar-se para dito momento.
Cada ser humano é livre para pensar como quiser, até em relação a Deus, crer ou não crer Nele, aceitar ou não a sua existência, isso depende de cada um.
A Bíblia no livro de Apocalipse revela que um dia, Deus se sentará em seu Trono a julgar a todas as criaturas, chamasse o Dia do Juízo Final, onde Deus julgará aos vivos e aos mortos e cada um receberá o que merece. A sentencia já é conhecida, esse evento só servirá para ouvir-lha, a separação eterna de Deus, sem oportunidade de poder voltar para trás e retificar a situação.
Jesus disse que a Luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas. Essa Luz que é Cristo veio para dar salvação, quem cré Nele é salvo, quem não crer Nele já está condenado, por não haver crido no Filho de Deus. A oportunidade para nos reconciliar com Deus agora, está disponível para qualquer criatura que habita este planeta Terra, não importa qual seja sua raça, cor da pele, com religião ou sem religião. Se crê Naquele que Deus enviou, será salvo e poupado do Dia do Juízo Final.
Este evento o Dia do Juízo Final não é para os crentes em Cristo, porque seu pecado já foi perdoado, já não existe condenação sobre suas vidas, foi anulada a pena, que é a morte segunda, a morte eterna.
Seus nomes estão escritos no Livro da Vida, onde estão registados os nomes de todas as pessoas que estabeleceram um relacionamento com Deus por meio de Jesus Cristo e a aqueles que antecederam a Jesus, mas aguardavam a vinda do Messias com fé, também estão incluídos no Livro da Vida.
Para o cristão nascido de novo, encontrar-se cara a cara com Deus, não é motivo de terror ou pânico, porque nesta vida já tem uma relação com Ele. Deus não é um estranho ou um desconhecido, quando se encontrar com Ele será motivo de alegria e gozo perpétuo.
Agora, quem não considerou a salvação em Cristo e a rejeitou abertamente, justificando-se com seus próprios argumentos, então esse encontro cara a cara com Deus será terrível.