Há uma letra duma música que disse assim: “Todo o mundo o faz, mas eu não sou todo o mundo”.
O cristão nascido de novo será pressionado e tentado a fazer o que os outros fazem, mas deve permanecer firme naquilo que é o correto fazer, não importa o que pensem os demais acerca dele ou dela.
Exige ser valente e corajoso para dizer não a aquele ou aqueles que o pressionam ou querem seduzir a se comportar contrariamente ao que crê e professa.
Quando se é jovem há muita pressão de grupo e muitos jovens por falta de carácter, cedem as pressões dos “amigos”. No mundo é compreensível, porque as pessoas não tem Deus e se regem pelas normas do sistema e acham que não faz mal, no final muitos o fazem.
Às carceres estão cheias de pessoas que cederam a tentação de fazer algo que não estava certo, mas como havia histórias de alguns que o fizeram e lhes saiu bem, então, partem duma ilusão mentirosa e acabam fazendo o que todo mundo faz, mas lhes sai o tiro pela culatra.
As vezes no ambiente cristão, esta tentação e pressão também se encontram presente. Os líderes muitas vezes são tentados e pressionados a fazer o que outros líderes sem escrúpulos fazem, com tal de conseguir sucesso, não importando a ética ou conduta cristã.
Nós não somos todo o mundo. Temos que ser firmes e manter-nos bem alinhados com o pensar de Deus. Ele mesmo disse que seus pensamentos e caminhos são mais altos que os pensamentos e caminhos deste mundo. O cristão nascido de novo deve pensar dessa maneira e não deixar-se levar pela pressão que lhe exercem e fazer o que está certo, ainda que não lucre nada ou não seja bem visto.
Deus vê todas nossas ações e conhece nossas motivações e Ele espera que saibamos dizer NÃO quando nos encontramos ante uma pressão para fazer algo que todo o mundo faz, mas que na verdade não agrada a Deus.
Uma atitude de marcar a diferença e ser alguém que põe os valores de Deus acima dos valores do mundo será honrado por Ele.
Quando alguém, não importa quem seja, se aproxime para pressionar-te a que faças algo que contrarie tua fé e conduta cristã e assim mesmo te diga que todos os fazem, simplesmente não o faças.
Lembra-te a quem devemos agradar, a Deus por cima de todas as coisas.