A palavra eficácia vem de eficaz, que é alguém que tem capacidade para produzir alguma coisa. A palavra eficácia descreve a capacidade de cumprir os objetivos pretendidos, ser eficiente.
O apóstolo Paulo fala que a capacidade que estava sobre ele e sobre todo cristão provém de Deus, não é algo que nasce connosco.
Aquilo que nasce connosco são os talentos naturais, que qualquer ser humano tem, não interessa se é cristão ou não, basta observar ao nosso redor e veremos muitas pessoas talentosas e que não estão interessadas em Deus, até pensam que tudo o que tem é por eles mesmos, mas não é bem assim, como já explicamos anteriormente.
O cristão sabe que os talentos e a capacidade de viver procedem de Deus, são dados para ser usados e administrados durante nossa permanência aqui na Terra.
Agora além desses talentos naturais, o cristão pela obra e graça do Espírito Santo é capacitado na hora da salvação com capacidades, habilidades ou dons espirituais que juntamente com seus talentos naturais servirão para servir a Deus e a seu próximo.
Uma prioridade e que muitos crentes negligenciam é descobrir o dom ou dons com os quais foram abençoados. Não é suficiente ser usado por Deus para realizar algo de vez em quando e desconhecer a eficácia do dom que está nas tuas mãos.
A ignorância deve ser vencida com o conhecimento bíblico, as capacidades ou dons que Deus dá tem nome e a Bíblia descreve como funciona com exemplos de irmãos e o próprio Jesus realizaram. Quando sabemos que dom ou dons temos isto leva-nos a torna-mos eficazes, porque sabemos como Deus quer nos usar.
Não basta só saber que tens um determinado dom ou capacidade, é importante desenvolver-lho para que haja eficácia na execução do mesmo. Deus não quer uma obra esporádica de vez em quando, Ele quer que desenvolvamos uma capacidade, uma habilidade contínua de maneira eficiente, não medíocre.
Se Deus chamou-te e capacitou-te com Sua graça para servir entre as crianças, por exemplo, então prepara-te para que tuas aulas de Escola Dominical sejam eficazes e produzam fruto, igual deve ser para aquele que serve no louvor, na pregação, no ensino, no evangelismo, etc.
Deus não nos chamou a improvisar, senão a tornar-nos eficazes, capazes, eficientes, habilidosos, para que nosso serviço a Deus seja com eficácia.