A Bíblia nos fala dum homem chamado Diótrefes que tomou posse duma comunidade de crentes e não deixava que ninguém que não fosse de seu interesse ministrasse ou servisse na congregação.
Esta referência encontra-se na terceira carta de João, mas isto também acontece em muitos lugares do mundo. No caso de Diótrefes ele falava mal dos verdadeiros servos de Deus e não os deixava pregar e todo irmão que os recebesse e hospedasse era expulso da comunhão, era um pequeno império de terror.
A Bíblia nos ensina que a cabeça da igreja é Cristo, Ele é quem deve governar sua igreja, para isso usa pessoas que são chamadas para realizar esse trabalho. Deus não se equivoca quando chama a alguém para assumir o ministério. O que acontece às vezes é que alguns se desviam da verdadeira motivação, que é servir e não servir-se dos demais, alguns confundem autoridade delegada com domínio absoluto, controlo absoluto sobre o rebanho, com se fossem a sua pertencia e acabam desviando-se do propósito, causando dano e sofrimento como Diótrefes.
Normalmente todo obreiro chamado ao ministério tem um começo humilde e voluntarioso para servir a Deus e a seu próximo, mas pelo caminho alguns se perdem em sua vaidade, ansia de poder, crescer rapidamente ou atingir a fama; e a verdade é que alguns o conseguem e ficam numa posição de domínio, onde eles têm a última palavra e a Palavra de Deus fica mais como decoração e é usada segundo a sua conveniência.
Creio que um líder chamado por Deus pode fazer duas coisas: uma é guiar corretamente o rebanho de Deus, deixando que o Senhor lhe instrua, a fim de fazer a perfeita, boa e agradável vontade Dele ou usa sua posição para dominar e controlar ao rebanho do Senhor para que todos façam o que ele quer e a maneira dele, e quem se opor é punido ou expulso imediatamente.
Normalmente os pequenos imperadores dentro da igreja não deixam crescer a ninguém que seja espiritual, o pequeno imperador se rodeia de carnais, falsos e hipócritas que estão prontos para adular-lho constantemente e fazer vista grossa a suas injustiças, por que no fim de contas eles também lucram, são tão iguais como o pequeno imperador.
Outra situação que se dá e creio que era o caso de Diótrefes, não posso afirmar, mas, posso pensar na possibilidade que esse individuo não era nem crente, só foi subindo ao poder a custa da sua força e manipulação.
Uma coisa pode estar seguro, é que o Senhor um dia tratará com esses pequenos imperadores e lhes dará o que merecem por haver abusado e violado a Sua Noiva.