20/04/2015

NÃO SEJAMOS INGÉNUOS!

Lembremos o que Jesus ensinou: “Mansos como as pombas, mas prudentes como as serpentes”. Noutras palavras o que estava a ensinar é para não ser ingénuos demais.

A palavra ingénuo e aquilo que significa até nem parece mau, uma pessoa ingénua é alguém sem malícia; inocente; simples, natural. Estas características se identificam muito com a figura da pomba, mas Jesus colocou um ponto de equilíbrio ao considerar a serpente, porque ela é prudente, astuta, perspicaz e essas características também devem acompanhar ao cristão.

Nós não estamos no Paraíso, estamos na Terra onde o mal está presente, por causa da natureza corrompida do ser humano e sua inclinação continua a fazer o mal. Os cristãos não estão isentos de ser atingidos ou afetados por pessoas más, incluindo pessoas que se infiltram dentro das comunidades cristãs, com más intenções, procurando ingénuos que creiam nas suas histórias.

Já estar no mundo e enfrentar as mentiras que nos bombardeiam diariamente, exige uma cautela e um discernimento para não deixar-nos enganar com coisas que parecem verdade, mas são pura mentira. Por isso a Bíblia alerta que há muitos lobos vestidos de ovelhas.

Os crentes que viviam na cidade de Bereia quando conheceram ao apóstolo Paulo, foram exigentes e escrutinadores de tudo aquilo que lhes era ensinado, corroboravam com às Sagradas Escrituras (Antigo Testamento) se era mesmo assim como estava escrito.

A ingenuidade é parte da vida de muitos cristãos, porque não querem esforçar-se para usar sua mente para ser mais analíticos, observadores, pesquisadores, porque isso implica estudo e dedicação no conhecimento da Escritura, então, tornam-se preguiçosos espiritualmente, mansos demais e são facilmente ludibriados por mentiras subtis, acreditando tudo o que lhe dizem, porque acham que se foi um pastor, um irmão ou qualquer eminente pregador, então, está na Bíblia e é assim. Essa atitude não é prudente nem sábia, não devemos engolir qualquer coisa que nos deem para comer, espiritualmente falando.

Enquanto carácter devemos ser mansos, inocentes, sem malícia, simples, a Bíblia ensina a ter um carácter dócil e ensinável, mas não incentiva a ser zonzos nem ignorantes, porque senão, seremos facilmente manipulados pelos falsos mensageiros enviados por Satanás, com o único intuito de enganar aos escolhidos.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...