Eis algumas palavras que o definem: deliberação, resolução, decisão, intento, projeto.
Escolho a última por estar mais próxima daquilo que é a vida cristã. Entendemos que Deus é quem está a realizar um propósito nas nossas vidas através dela.
A Bíblia revela que desde antes da fundação do mundo Deus planeou um propósito para com a sua criação, especialmente para com aqueles que se tornariam seus filhos, seu povo escolhido através da Sua Graça.
Se Deus estabeleceu propósitos para com o seu povo, quer dizer que Ele tem propósitos específicos para cada um que faz parte da sua família. Esse propósito torna-se a perfeita, boa e agradável vontade de Deus.
Cabe a cada um entender o seu propósito e concretizá-lo. Isso não está necessariamente ligado a ser famoso e que todo o mundo te conheça; a maioria dos cristãos não serão conhecidos mais além do lugar e círculo de amizades que estabeleçam no tempo de vida que lhes toque viver.
Nesse período de vida, curto ou longo deve empenhar-se em ver concretizado o propósito de Deus na sua vida e este propósito será parte dum propósito maior que a nossa limitada capacidade de entender não compreenderá em toda a sua magnitude.
Deus é o único capaz de ter uma visão completa e detalhada de Seu Propósito através da história, a nós nos toca só uma brevíssima participação. Portanto, saibamos aproveitar este período de vida que estamos a viver e trabalhemos afincadamente em cumprir o propósito de Deus em nós e através de nós.
Não esqueçamos a parábola dos talentos, houve dois servos que souberam aproveitar e deram fruto, mas houve um que foi negligente e torpe com aquilo que havia recebido, escondeu-o.
Esconder é sinonimo de desobediência, negligência, irresponsabilidade, incompetência, etc. Não podemos pensar que passaremos a vida como se nunca fossemos responder a Deus por aquele propósito que nos foi revelado e que conscientemente decidimos não executá-lo por qualquer razão, nenhum argumento ou justificação será válido.
Deus espera que cumpramos o nosso propósito de vida, o projeto desenhado para cada um. E à semelhança da parábola dos talentos, no dia em que Deus pedir conta da nossa vida cristã, que possamos chegar com as mãos cheias, porque decidimos cumprir o propósito Dele em nós e através de nós.