A definição da palavra validade é o estado daquilo que está dentro do prazo. Normalmente a associamos ao tempo de validade de um determinado produto, como quando vamos ao mercado e a verificamos na data impressa.
Seguramente já aconteceu alguma vez comprar algum produto e não verificar a validade e quando chega a casa descobre que já expirou, a mim já me aconteceu.
Não quero comparar a você ou a mim como sendo um produto ou objeto, somos seres humanos criados à imagem e semelhança de Deus e aqueles que já nasceram de novo têm a possibilidade de serem transformados para tornarem-se como Cristo, se cooperarem com Ele.
Nós, crentes ou não, temos um tempo de validade, um tempo de duração, não vamos viver nesta Terra tal como a conhecemos eternamente. A Bíblia disse que há um tempo de nascer e um tempo de morrer, isso significa que temos um tempo de validade, só Deus sabe quando expira.
Aquilo que me interessa é saber como está a nossa vida espiritual. Continuando com a ideia dum produto dentro da validade, significa que quem o consome desfrutará algo de boa qualidade, esse é o propósito de comprar coisas dentro do prazo; porque consumir algo fora da validade é daninha para a saúde, perdendo o sabor e nem serve para nada.
Às vezes descubro crentes que estão dentro do prazo de validade, dentro do período certo para se tornarem um fruto apetecível, bom, agradável, que pode trazer benefício ao Corpo de Cristo e ao mundo caído, mas preferem viver como se estivessem fora de prazo, alguns tornam-se insípidos, algo desagradável. Porque acontece isto? Porque querem dar lugar à sua carne, a que prevaleça o que eles querem, fazer as coisas à sua maneira. A maneira de ver a vida cristã é só através da sua óptica, não deixam que Deus ponha colírio nos seus olhos para que possam ver do ponto de vista de Deus.
Quando lemos as instruções contidas nas embalagens dos produtos que compramos, elas indicam-nos qual o lugar conveniente para preservar o produto, por exemplo não ficar exposto ao sol e outros detalhes que são importantes considerar. Quando desobedecemos às ditas instruções o produto perde a sua qualidade, por fora parece bom, mas a sua essência já foi estragada.
Assim acontece com alguns crentes, por fora continuam com o mesmo aspeto, mas por causa da sua forma de agir, não submetendo-se inteiramente a Deus e à Sua Guia, acabam por azedar e estragar o conteúdo, que para Deus é o mais importante.