24/06/2015

DEPRESSÃO

Não creio que exista alguém que nunca passou por uma depressão, leve ou grave. Atravessar uma depressão não é pecado, nem sinónimo de derrota, a Bíblia retrata alguns personagens que sofreram uma depressão.

Se procurar a palavra depressão na Bíblia não a encontrará, mas sim os sintomas. Segundo a psicologia a depressão é um estado mental caracterizado pela persistência de sintomas como a apatia, desanimo, melancolia, cansaço e ansiedade. Também produzirá abatimento físico, intelectual ou moral, um enfraquecimento.

Há muitos fatores que podem provocar uma depressão, como por exemplo a morte dum familiar, um divorcio, uma doença, o desemprego, ficar sozinho, etc. Dizer que nada nos atinge (e só é suficiente confessar positivamente e ter uma mente positiva) é enganar-se, porque as situações da vida e especificamente as negativas elas afetam duma ou outra maneira a nossa mente.

Elias é um exemplo de alguém que entrou num estado depressivo e Deus teve que lidar com ele para que saísse dessa situação. Quando lemos o livro de Salmos, os salmistas expressaram muitas vezes o estado da sua alma; a palavra usada várias vezes foi tristeza e não era algo momentâneo, senão continuado, até que a vitória da parte de Deus surgia.

Há depressões que se tornam crónicas e que vão precisar de medicação, porque a pessoa entrou num estado tão profundo de depressão que já não sabe como voltar, nesses casos o apoio profissional será necessário.

A vantagem que temos como filhos e filhas de Deus é que o Senhor está ao nosso lado e nos defende. A Bíblia disse que juntamente com a situação adversa que atravessamos, o Senhor tem uma saída para que possamos sair vitoriosos.

Como falei anteriormente, atravessar uma depressão não é pecado; mas Deus não quer que fiques nessa condição.

Uma ordem que Jesus falou aos seus discípulos é que tivessem bom ânimo, também foi o conselho que Deus deu a Josué antes de entrar para conquistar a Terra Prometida.

A recuperação de qualquer depressão, inclusive se é por resultado da desobediência aos mandamentos do Senhor, começa por ti mesmo. Se pecaste, arrepende-te e cobra ânimo e continua a carreira cristã; se foram fatores externos que provocaram esse estado no teu ser, cobra ânimo, isso é algo que Deus não fará por ti, nem nenhum irmão ou irmã tampouco, é da tua inteira responsabilidade.

Os pastores e os irmãos estamos para apoiar-te, assim que: Tende bom ânimo!

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...