06/07/2015

A QUEDA DAS MURALHAS DE JERICÓ

Assim Josué convocou os sacerdotes e deu-lhes instruções: “Os homens armados conduziriam o cortejo, seguidos de sete sacerdotes soprando continuamente as trombetas. Atrás deles deveriam vir os sacerdotes transportando a arca, fechando o cortejo, à retaguarda seguia um contingente.

Ninguém falará, nem dirá nada: só ouvirão as trombetas a tocar”, mandou Josué. “Não dirão sequer uma palavra até que vos diga para gritarem, então gritem!” A arca rodeou a cidade uma vez nesse dia, depois do que toda a gente regressou ao acampamento para passarem a noite. Ao amanhecer do dia seguinte foram de novo rodear a cidade e voltaram para o acampamento. Fizeram isso durante seis dias. Na manhã do sétimo dia fizeram o mesmo, para começar, mas desta vez rodearam a cidade não uma, mas sete vezes.

À sétima vez, quando os sacerdotes tocaram um som alto e muito longo com as trombetas, Josué bradou para o povo, “Gritem! O Senhor deu-nos a cidade!” (Anteriormente ele tinha-lhes dito: “Matem toda a gente, com a exceção de Raabe, a meretriz, e de todos os que estiverem na sua casa, pois que protegeu os nossos espias. Não fiquem com coisa nenhuma do saque-tudo deverá ser destruído. Se assim não fizerem, cairá a desgraça sobre a nação de Israel. No entanto, a prata e ouro, os utensílios de bronze e de ferro, tudo isso será consagrado ao Senhor e deverá ser levado para o tesouro do santuário.”)

Assim, quando o povo ouviu o toque das trombetas, gritaram tão alto quanto podiam. E repentinamente as muralhas de Jericó ruíram, caíram na sua frente; o povo de Israel irrompeu sobre elas, penetrando na cidade por todos os lados e conquistou-a. Destruíram tudo, homens, mulheres, novos e velhos; bois, cordeiros, jumentos, tudo. Josué 6:6-21

Todos encontramos muralhas ao longo do nosso percurso cristão. Muralhas que humanamente parecem intransponíveis, impossíveis de ultrapassar. Mas a Bíblia disse que para Deus nada é impossível, Ele pode fazer com que caiam.

Não se pode generalizar cada situação que atravessamos na vida, ainda que tenham alguns aspetos parecidos ou semelhantes, cada caso é um caso. Como também a relação de Deus com cada um dos seus filhos e filhas é particular e intransferível.

O fato de Deus orientar a Josué dessa forma e como o executou exatamente como foi instruído, foi a maneira como ele e o povo de Israel assistiram à queda das muralhas de Jericó e à sua posterior conquista.

Não pretendo dizer-te como será a maneira que Deus fará para que as muralhas que se levantam diante de ti caiam. O que se posso dizer é que Deus está pronto a dar-te instruções, precisas aguçar o teu ouvido espiritual e entender como deves manejar a tua situação particular.

Não copies o que outros fazem nem uses formulas apresentadas nos livros ou pregadas nos púlpitos.

Ouve só a instrução específica vinda de parte do Senhor para ti e verás as muralhas cair.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...