O primeiro que pensamos é nos nossos irmãos na fé, aqueles que nasceram de novo e que agora fazem parte da família de Deus. Mas a Bíblia revela-nos que existem outros personagens que também assistem às reuniões e alguns chegam a integrar-se no seio da comunidade cristã.
Quero deixar claro primeiramente que não estou a referir-me a ninguém em particular ou especificamente, só vou apresentar um panorama geral.
Por exemplo, a Bíblia fala que o joio crescerá juntamente com o trigo. A característica do joio é que sua aparência é semelhante à do trigo, só que não dá fruto.
O apóstolo Paulo quando desenvolvia o seu ministério encontrou uma série de personagens dentro da comunidade cristã, por exemplo, encontrou: falsos irmãos, falsos pastores, falsos profetas, falsos mestres e falsos apóstolos. Pessoas que se apresentavam como cristãos mas a sua vida era falsa, eram mais instrumentos de Satanás introduzidos dentro do seio da igreja, só com o interesse de desviar da fé os verdadeiros crentes e ser tropeço no seu desenvolvimento cristão. Fora disso, todos esses falsos líderes ensinavam falsas doutrinas ou misturadas com verdade, mas dando como resultado final uma mentira bem arquitetada.
A Bíblia fala-nos de que Satanás e seus agentes se apresentam como anjos de luz, para enganar e confundir os verdadeiros santos. Não esqueçamos que o nosso inimigo prepara astutas ciladas e vai usar a Bíblia, mas mal interpretada para fazer tropeçar os crentes. Jesus mesmo foi tentado e o diabo usou a Bíblia para tentar fazê-lo cair.
O apóstolo Paulo escrevendo a Timóteo, jovem pastor, lhe advertia que nos últimos tempos surgiriam muitos homens e mulheres que fariam muitas coisas más, mas que teriam por fora uma aparência de piedade, negando toda essa piedade ao fazer tudo o contrário.
Estes personagens que apresentei e possivelmente outros mais, disfarçados de outras formas, assistem às comunidades cristãs espalhadas pelo mundo fora. Nenhuma comunidade cristã está isenta de ser atacada desta forma, muito subtil, porque não será um ataque frontal contra a nossa fé, senão que vestir-se-ão por fora como santos, como vindos de parte de Deus, tentando apanhar os incautos, os distraídos, os que não estudam a Palavra de Deus diariamente, aqueles que não são plenamente governados pelo Espírito de Deus e que a sua carne prevalece sobre o Espírito. Esses se tornam alvos pela sua vulnerabilidade.
Jesus disse que os seus discípulos seriam conhecidos pelos seus frutos e que uma árvore má não pode dar bons frutos. Não te precipites nem te apresses em chamar irmão ou irmã àquele que disse que é de Cristo, dá um tempo para que vejas se verdadeiramente tem frutos dignos de arrependimento.