08/07/2015

TEM TALENTO MAS NÃO TEM ATITUDE

O ser humano não é dono da vida, só o Senhor! É Ele quem sopra o alento de vida em cada ser que é gerado. As capacidades e talentos que vai descobrindo através da vida procedem de Deus, porque Ele cria a cada ser de maneira única e original.

Infelizmente a maioria das pessoas não reconhece este fato e pensa que tudo o que tem e consegue nesta vida é por sua cara bonita e que tudo o conseguiu graças a seu esforço e não da glória a Deus.

O cristão nascido de novo tem uma perspetiva diferente, reconhece a sua origem, entende porque está neste planeta e sabe para onde vai depois da morte. Por isso, aproveita o seu tempo em Cristo para se colocar à disposição de Deus para que Ele faça a Sua Vontade nele ou nela. Usa os seus talentos naturais e seus dons espirituais ao serviço de Deus e dos seus próximos.

O dever de cada pastor ou líder é ensinar acerca dos talentos e dons e como eles devem ser postos ao serviço da obra de Deus. Mas a responsabilidade de cada crente é descobri-los com a ajuda do Espírito Santo que nos guia a toda verdade e entendimento das coisas espirituais.

Nas congregações vamos encontrar pessoas talentosas, que descobrem que tem um talento ou mais ou chegam já com talentos. Um erro que se comete muitas vezes é colocar pessoas a exercer funções dentro da igreja pelo seu aspeto físico, pelo seu carisma, pelos seus talentos naturais e um erro crasso que já vi muitas vezes e especialmente com os jovens, é dar-lhes um cargo ou função para que não se envolvam nas coisas do mundo, como se uma função assegurasse a sua pretensa salvação; também acontece com adultos.

O resultado final será ter pessoas dentro da igreja usando os seus talentos, mas não terão uma atitude espiritual, porque às vezes nem são salvos, convertendo-se em talentosos mas sem vida espiritual, sem uma atitude correta. Acabando por se tornar em artistas, que cumprem os seus horários e atuações quando lhes apetece e como não têm atitude espiritual, não se submetem a Deus e menos à liderança da igreja e ainda se revoltam quando lhes dizem algo; a sua atitude é que está a fazer um favor à igreja dando o seu talento, mas a culpa é do líder que o envolveu nessa determinada atividade.

As funções no Corpo de Cristo devem ser exercidas por pessoas salvas, essa é uma prioridade e depois de ser verificado que são salvos é necessário ver que o seu talento, dom ou dons são administrados com uma atitude correta de humildade e submissão a Deus e as autoridades espirituais, para que Deus possa tratar e melhorar a sua vida espiritual.

Ter talentosos fazendo coisas na igreja e que não tem uma atitude espiritual ante Deus e seus irmãos, não vale nada ante os olhos de Deus e acaba sendo algo hipócrita, um show igual ao mundo.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...