Quando lemos a Bíblia acerca da igreja de Cristo e como funciona, descobrimos que cada crente nascido de novo torna-se membro do Seu Corpo e como tal foi capacitado para exercer uma ou várias funções, consoante ao dom ou dons espirituais.
Isso significa que, à semelhança de nosso corpo humano que foi a ilustração que o apóstolo Paulo utilizou, cada membro cumpre o seu papel, permitindo que o corpo humano funcione plenamente. Por exemplo: o coração, os olhos, os pulmões, os ouvidos, etc.
Há irmãos e irmãs que ninguém duvida acerca da sua salvação, porque suas vidas hão experimentado uma verdadeira transformação que só o Espírito de Deus pode produzir. Muitas vezes no seu desejo de querer fazer algo para servir na igreja, assumem funções ou cargos sem ter a certeza ou convicção que está associado ao dom ou dons recebidos.
Quando isto ocorre, no fim de contas temos irmãos com uma atitude espiritual, porque são gente que ora, lê, assiste a igreja, tem bom testemunho, mas não tem talento, nem habilidade espiritual para exercer o que está a fazer, tornando-se um serviço medíocre, porque estão tentando fazer algo para o qual não foram capacitados ou chamados.
Em relação ao nosso serviço na igreja é preciso ter uma atitude espiritual que nos leve a ser zelosos em descobrir exatamente quais são as nossas capacidades espirituais (dom) que juntamente com o talento ou talentos naturais que desenvolvemos ao longo da vida, servirão para fazer exatamente o que Deus quer. Não se trata de fazer qualquer coisa só porque temos boa intenção e precisamos mostrar trabalho. Imagina os olhos quererem ser pés, ao contacto com chão ficariam destruídos e não serviriam para nada.
Não basta ser um crente espiritual, com uma atitude certa e boas intenções para exercer qualquer função no Corpo de Cristo. É preciso saber exatamente qual é o dom ou dons, juntamente com os talentos naturais concedidos por Deus e que estes sejam usados no ministério certo para que leve fruto e funcione eficazmente.
Outra coisa que também reparei e acontece muitas vezes, são crentes com uma atitude espiritual, que conseguem entender como Deus quer usá-los, mas são preguiçosos e não são empenhados, ficam a espera que Deus os use, mas não se preparam, não continuam a aprender e só se limitam a fazer o mínimo e mal feito. São bons irmãos, mas o seu serviço no Corpo é medíocre; é melhor parar e revisar o coração e as motivações.
Estar a fazer mediocremente algo para o qual fostes chamado, pode tornar-se frustrante e insatisfatório.
Juntando aquilo que escrevi ontem e hoje, na mente de Deus e em seu desenho da igreja, cada crente nascido de novo deve ter uma atitude espiritual e deve estar a fazer exatamente o que Deus quer que faça, usando o dom ou dons, juntamente com os seus talentos naturais.