10/07/2015

LOBBY? MONOPÓLIO?

Os países do mundo, ricos ou pobres têm governos que os representam. Alguns são eleitos democraticamente e outros são auto impostos, tornando-se em governos tiranos. Mas por detrás desses governos, existem grupos de poder que devido à sua posição exercem pressão ante o governo para que os seus interesses políticos e económicos tenham primazia.

Também existem aqueles grupos que na sua área de investimento querem manter o monopólio, noutras palavras o controlo exclusivo. Às vezes grupos manejam como eles querem aquilo que adquiriram e não se importam se agravam ao cidadão comum e os governantes têm que calar a boca. Você, dirá: Que tem isto que ver com a igreja de Cristo? A Bíblia revela que às vezes pessoas ou grupos tornam-se pequenos ou grandes lobbys, que procuram monopolizar, controlar tudo o que se faz. Isto não vem do Espírito Santo, é o homem usando a sua força humana e inteligência para o seu próprio interesse e não procurando o interesse geral da comunidade.

Por exemplo na igreja de Corinto havia grupos que defendiam os seus interesses de acordo ao líder, a igreja tinha vários grupos lutando pelo poder, usando os nomes dos apóstolos e até do próprio Senhor Jesus como bandeira para os seus objetivos de influenciar e controlar.

Diótrefes exercia um monopólio absoluto na igreja, juntamente com os seus seguidores cegos e não aceitavam ninguém que não fosse do seu círculo.

Aquilo que aconteceu no plano religioso em relação aos fariseus, aos quais Jesus combateu usando os princípios do Reino de Deus é um claro exemplo de como a religião pode tornar-se num lobby religioso, monopolizando, controlando até a fé das pessoas, colocando jugos sobre elas, a fim de que os seus interesses prevaleçam e não a verdade que liberta.

Isso pode acontecer numa denominação cristã ou congregação? Sim. Se não se dá lugar ao Espírito Santo, então quem governará são os homens que tomam posse de ministérios ou posições dentro da estrutura da igreja.

Dentro da igreja de Cristo vamos encontrar pequenos ou grandes impérios controlados por homens e mulheres ambiciosos de poder, fama e riqueza que fazem da piedade fonte de rendimento.

Também um lobby ou monopólio pode instalar-se dentro da igreja em qualquer departamento ou ministério, onde os responsáveis não permitem que ninguém contrarie suas ideias e interesses, esquecendo-se que foram chamados para servir e dar glória a Deus e não a eles mesmos.

Jesus confrontou os lobbys e monopólios da sua época.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...