15/07/2015

NÃO CONCORDO!

Evidentemente cada um de nós não somos obrigados a concordar com tudo, seja dentro do ambiente familiar, laboral, eclesiástico, etc. Somos seres pensantes e devemos chegar às nossas próprias conclusões e ideias, sempre e quando contribuam para o benefício dos outros, e se somos cristãos deve ser tudo feito para a glória de Deus.

Falando especificamente para cristãos que frequentam uma comunidade cristã, onde estão inseridos conforme a orientação do Espírito Santo que os guiou até esse lugar. É possível que haja crentes que não concordem com algumas decisões que são tomadas pelo pastor e liderança, mas elas devem ser respeitadas e não comentadas e espalhadas entre outros crentes, porque no fim de contas torna-se em oposição contra a autoridade delegada por Deus.

A Bíblia revela que quem chama para o ministério é Deus, Ele escolhe a quem quer conforme os Seus Propósitos, Ele sabe quem é a pessoa ou pessoas certas para guiar Seu rebanho sob a Sua direção. Toda a responsabilidade de administrar a Obra de Deus é confiada a ele ou a eles; e se partimos do princípio que o líder ou líderes são espirituais, como crentes devemos confiar no critério de Deus.

Não falo de líderes perfeitos, não existem; nem líderes que andem em pecado descaradamente, e se for o caso há processos e passos segundo a Bíblia para ajudá-los na sua restauração.

O problema de andar constantemente contrariado e contrariando, não concordando com o que a liderança decide é que torna o crente num candidato a rebelde, porque em última instância estás a dizer a Deus: “Não concordo!” Porquê? Porque ao estar em discordância com a liderança, estás a dizer a Deus que se equivocou ao escolher o dito líder ou líderes e que tu é quem tens a razão.

Através dos anos já vi crentes enveredar por este caminho tortuoso de começar a discordar de tudo e mais alguma coisa, terminando amargurados e tornando-se rebeldes sem se aperceber. A consequência desta atitude é que a graça vai esmorecendo, porque Deus não é obrigado a pactuar com pessoas que discordam das suas decisões, Ele é Soberano.

Mas o assunto aqui não está nas decisões que o líder ou líderes tomem, porque ainda que um dia cheguem a conclusão que não foi uma boa decisão, é algo corrigível.

O verdadeiro problema aqui está na atitude perigosa que o crente ou crentes tomam ao levantar-se em oposição, que no fundo é pura rebelião e que não do agrado de Deus.

Quando não concordes com algo, conversa e trata de perceber a perspetiva do líder, por alguma razão o é. A tua opinião guarda-a para ti e não a uses como argumento para opor-te, não seja que acabes brigando contra o mesmo Deus.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...