Adão e Eva foram as primeiras criaturas criadas por Deus, feitas a imagem e semelhança Dele. A raça humana descende deles, por mais que venham com teorias humanistas e evolucionistas.
Deus é o Criador de tudo o que existe no universo, incluindo a sua máxima criação: o ser humano.
Adão e Eva tiveram tudo a seu favor, eram perfeitos, tinham vida eterna, uma capacidade intelectual e capacidade criativa, habilidades para saber administrar e cuidar aquilo que lhes foi confiado.
Quando eles foram criados, Deus pôs uma característica neles, a possibilidade de fazer escolhas; mas Deus não os deixou na ignorância, fez-lhes advertência acerca dos limites e daquilo que não deveriam fazer, de resto tinham toda a liberdade de viver uma vida plena, na verdade estavam a ser testados por Deus.
Muitos culpam ao diabo como o causante de todo o mal que sucedeu com Adão e Eva e por consequência ficamos abrangidos até ao dia de hoje. Mas, na verdade os causantes de todo este mal foram Adão e Eva que não obedeceram à instrução do Senhor.
Adão e Eva quiseram mais, não se conformaram com tudo aquilo que o Senhor lhes estava a dar, creram na proposta que a serpente, figura do diabo lhes vendeu e eles acederam livre e voluntariamente, acarreando consequências terríveis para eles e para os seus descendentes.
A partir daí o ser humano volta uma e outra vez a fazer o mesmo, ignorando a advertência do Senhor e fazendo o que ele ou ela acha melhor, apesar dos avisos de perigo que encontram no seu caminhar.
O evangelho, a sua proclamação tem duas vertentes: uma de alegria, porque os homens em Cristo podem ser salvos e outra que acaba em tristeza, porque os homens decidem ignorar e rejeitar a salvação em Cristo.
Hoje, o ser humano à semelhança de Adão e Eva continuam fazendo as escolhas erradas, não escolhendo obedecer a Deus, senão, pelo contrário desobedecendo-o consciente e voluntariamente.
Um problema grave é quando quem desobedece é um crente nascido de novo, que já aceitou a Cristo como Salvador e apesar de ter a Deus no seu coração e de ter obedecido muitas vezes na sua vida, ante uma tentação, decide desobedecer conscientemente, ignorando as advertências do Espírito Santo e à semelhança de Adão e Eva que pensaram que nada aconteceria, sofrerá consequências e isto afetará sua vida espiritual e daqueles que lhe rodeiam.
O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.