As provas, as aflições, os sofrimentos tanto atingem incrédulos como crentes. Neste mundo em que vivemos todos os seres humanos estamos sujeitos a passar por provas, sejam infligidas por nós mesmos ou provocadas por outras pessoas ou fatores externos que escapam ao nosso controlo, como por exemplo: guerras, terremotos, pragas, etc.
Já li testemunhos de pessoas totalmente alheias a Deus, que enfrentaram provas dificílimas, mas por causa da sua tenacidade, persistência, inclusive fé em si mesmas, conseguiram ultrapassar, mas isso não lhes deu direito à salvação. Suas histórias são inspiradoras, até escreveram um livro ou fizeram um filme e ninguém desmerece ou diminui por aquilo que passaram, mas em momento nenhum os seus olhos levantaram-se em direção a Deus, nem o reconheceram em momento nenhum, eles ou elas conseguiram vencer as provas na sua força humana.
Essas pessoas que lograram tamanha façanha, um dia mais cedo ou mais tarde morreram ou morrerão, mas a prova pela que passaram não lhes garantirá a entrada a viver eternamente com Deus.
Agora, o cristão nascido de novo, conhece ao seu Deus e mantém uma relação com Ele e entende que por estar ainda neste mundo está sujeito a passar por provas.
Um cristão maduro espiritual e que conhece as Escrituras, também entende que às vezes Deus pode permitir que algumas circunstâncias difíceis o atinjam, porque há um propósito maior por parte Dele para realizar nele ou nela.
A Bíblia disse que todas as coisas que um cristão atravessa é para o seu bem, para o seu crescimento espiritual, para o seu aperfeiçoamento. Algumas coisas incluem as provas e o crente verdadeiro deve entender que se está a passar por isso, Deus estará sempre presente para fortalecê-lo, ajudá-lo, mas haverá sempre uma lição por trás de tudo que o levará a tornar-se cada vez mais parecido com o Seu Senhor.
As provas são agradáveis? Não. E nenhum de nós agrada-se de passar por elas, mas são necessárias a fim de que cresçamos na graça e no conhecimento de Deus.
Uma prova superada corretamente, isto é sem atalhos, enfrentada com valor, com fé, com confiança em Deus e não nas nossas próprias forças humanas, levar-nos-á a um nível de maior espiritualidade como filhos e filhas de Deus.
O cristão nascido de novo diferencia-se do incrédulo, em que eles enfrentam provas e às vezes as vencem, mas não tem esperança eterna, as suas provas morrem com eles. O cristão sabe que tudo o que atravessa nesta vida, inclusive as provas o levará a um aperfeiçoamento conforme o propósito de Deus e que um dia quando estiver na Casa do Pai, nunca mais haverá prova nenhuma.
Bendita esperança!