05/08/2015

UNIDADE ESPIRITUAL NA IGREJA LOCAL

Vou continuar com a linha de pensamento que compartilhei convosco noutro dia acerca da unidade da igreja. Relembrando, falei que a unidade que Jesus orou e ensinou é espiritual e não física, administrativamente falando, onde todas as congregações do mundo fiquem unidas organizativamente, como alguns querem que seja.

Quando lemos acerca das congregações locais na Bíblia, que é o nosso Manual de Instruções, encontramos o conceito claro de que eram independentes e autónomas na sua subsistência, não existia nem existe a ideia dum líder supremo humano que comande a igreja de Cristo, já que a Bíblia fala que Ele (Cristo) é a cabeça da igreja universal através dos tempos.

Onde deve manifestar-se a unidade espiritual? Na igreja local ou congregação local. Porque é ai onde se reúnem os crentes nascidos de novo para adorar e aprender a Palavra e para ser discipulados para servir ao Senhor, tanto na igreja local como fora dela.

O desafio dum cristão nascido de novo é aprender a viver em unidade espiritual com seu irmão e irmãos que congregam juntos num determinado local.

Manter a unidade espiritual com irmãos e pastores doutras igrejas locais, alheias à nossa é fácil, porque eventualmente encontramo-nos nalguns eventos ou circunstancialmente, onde cumprimentamos-nos e mantemos normalmente uma conversa amigável e depois cada um segue seu caminho.

Mas é na igreja local, com os teus irmãos e irmãs onde está o verdadeiro desafio, onde vai ser necessário um investimento em paciência, amor, compreensão, perdão, misericórdia, etc. Ninguém é perfeito e muitas vezes ofendemos sem querer e as pessoas ficam ofendidas ou sentidas, mas a Bíblia manda-nos amar-nos, perdoar-nos, suportar-nos uns aos outros para que haja uma unidade espiritual.

Devemos evitar quebrar esse vínculo espiritual, não deixando que a carne prevaleça, porque muitas vezes é o famoso eu, que estraga amizades e a unidade entre um e outro. Na igreja local encontramos todo tipo de pessoas, alguns são espirituais, outros não, alguns santificam-se, outros não, alguns são obedientes, outros não, alguns esforçam-se por manter a unidade, outros não, há de tudo na Vinha do Senhor.

Se Deus após a tua salvação encaminhou-te por obra do Espírito Santo a congregar-te na congregação onde estás é para que participes, contribuas, enriqueças, fortaleças, cooperes com a unidade espiritual, porque é ali na tua congregação local onde terás a oportunidade de aprender a viver em comunhão com a tua família espiritual e ser uma expressão verdadeira e visível da unidade espiritual da igreja de Cristo.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...