Quem é uma pessoa leal? Alguém que não falta às suas promessas, que é franco, honesto, fiel, dedicado e que vive conforme a lei. Lealdade tem que ver com fidelidade e sinceridade.
O cristão nascido de novo deve ser uma pessoa leal primeiramente ao seu Senhor e deve guardar uma lealdade através da sua fidelidade e sinceridade. Deus conhece o coração de cada um de nós e Ele sabe se estamos a ser leais e honestos para com Ele.
Não somente devemos ser leais para com Deus, senão também para com todos aqueles que coloca ao nosso redor em todas as áreas da vida, seja família, trabalho, amizades, igreja, etc.
Paulo disse que uma característica dos últimos tempos é que os homens seriam amadores do seu próprio ventre e essa filosofia de vida introduz-se muitas vezes na mente e coração dalguns cristãos, tornando-se leais somente àquilo que lhes convém e que podem tirar proveito para si mesmos.
A ideia bíblica é que devemos viver considerando aos nossos irmãos e irmãs como superiores a nós mesmos, noutras palavras devemos estar prontos para servir, ainda que não nos beneficie diretamente.
Também devemos estar prontos a manter-nos leais àqueles que Deus coloca em posição de autoridade por cima de nós. Todo o líder espiritual que realiza um trabalho leal, sincero e honesto diante de Deus e os homens espera lealdade de aqueles que estão sob seu cuidado.
Não falo duma lealdade cega e tonta como alguns têm, que permanecem leais a líderes que não passam de pequenos tiranos e abusivos com a obra do Senhor e que conseguem manipular a mente incauta dos seus seguidores, a esses Deus os tratará no momento certo.
Já falei anteriormente que cada ser humano é livre para pensar e chegar às suas próprias conclusões, mas no assunto da autoridade delegada e à lealdade para com a mesma, Deus não brinca e não passa por alto e o maior exemplo foi a rebelião de Lúcifer, ao qual Deus o despromoveu e expulsou do Seu Reino.
Um princípio que é importante no Reino de Deus é entender a posição que nos toca a cada um e entender quem são aqueles que estão por cima de nós, cuidando-nos, ensinando-nos, discipulando-nos, ajudando-nos no nosso crescimento. A eles ou elas devemos-lhe lealdade, apesar de que uma ou outra vez não concordemos nem entendamos aquilo que decidem fazer na obra de Deus e isto se estende aos pais, aos patrões, às autoridades governativas, etc.
Se o teu líder não é perfeito, mas é sincero, franco, honesto, fiel, dedicado, que não falta às suas promessas e vive conforme as Leis de Deus e dos homens, então, a tua lealdade seja para com ele ou ela.