Relaciono esta frase com as experiências relatadas na Bíblia, tanto no Antigo Testamento como no Novo. A primeira foi a de Isaías, alguém que frequentava o Templo de Jerusalém, mas que não tinha uma vida consagrada e um dia ao assistir como qualquer outro, teve uma visão celestial onde viu a glória de Deus e apercebeu-se da grandiosa Santidade do Senhor.
A partir dali a sua vida tomou um novo rumo, porque se apercebeu sua condição de homem pecador e quando ouviu Deus fazer um apelo para ver quem queria levar esta mensagem, ele prontificou-se e disse ao Senhor para que contasse com ele. Hoje podemos aprender mais de Deus através do livro do profeta Isaías.
Outro episodio relatado no Novo Testamento é a de Saulo, um fariseu perseguidor de cristãos, porque não aceitava que nada nem ninguém contrariasse a sua religião. Um dia indo a Damasco, empenhado na sua teimosa missão, teve um encontro com Jesus, ao qual perseguia e atacava. A partir dali a sua vida mudou de rumo, o primeiro que disse a Jesus é que podia contar com ele para fazer o que Ele quisesse.
Hoje desfrutamos das epístolas de Paulo, que antes era Saulo, tornando-se no apóstolo Paulo, um apóstolo de Jesus Cristo.
Será necessário ter visões celestiais para que possamos dizer a Deus: Conta comigo! Penso que não. Particularmente não tive nenhuma visão, não vi a Deus, nem a Jesus, nem anjos, nem luz nenhuma, mas o meu coração creu a pregação do evangelho e nasci de novo.
O nascer de novo é a porta da entrada para a salvação, a partir dali inicia-se uma relação com Deus através de Jesus Cristo e com a ajuda do Espírito Santo dentro de nós, Ele vai guiando-nos as verdades espirituais. Deus revela-se a cada um de seus filhos e não pretende que cada um deles se torne um profeta ou um apóstolo como o foram Isaías e Paulo, porque eles foram parte dos escritores da Sagradas Escrituras e foi a parte que lhes tocou realizar.
Essas Escrituras já estão nas nossas mãos e Deus fala por meio delas aos nossos corações e muitas vezes, seja na leitura pessoal ou ouvindo a exposição da Palavra na congregação, Ele continua fazendo o mesmo apelo: A quem enviarei, e quem há-de ir por nós? E como ouvirão, se não há quem pregue?
Será que Deus já ouviu da tua parte: Conta comigo! Só quando respondemos afirmativamente ao apelo do Senhor é que somos introduzidos a uma dimensão onde tornamo-nos seus instrumentos.
É difícil ser usado por Deus de maneira eficaz se não há uma reposta de compromisso da nossa parte, podemos terminar sendo como Isaías ou como Paulo antes de responder ao apelo do Senhor, ter somente uma mera religião de obras mortas.