Há assuntos que podemos e devemos trata-los de vez em quando, porque sempre haverá pessoas que atravessam circunstâncias difíceis e aqueles que passaram podem voltar a passar.
Quando se atravessam tempos difíceis pelas razões que foram, surge muitas vezes está pergunta: Porque? E acrescenta-se uma série de raciocínios que muitas vezes deixam mais perturbadas as pessoas.
Porque me aconteceu isto? Se sou cristão e amo a Deus, porque me está a passar isto? Porque me passa isto, se eu não faço mal a ninguém? Porquê a mim, se há tantas pessoas más no mundo e a elas não lhes passa nada ruim? Porquê a mim, se eu vou sempre à igreja e sirvo a Deus? Porque Deus permite isto na minha vida? Porquê, que mal fiz eu, acaso sou má pessoa? Porquê? Porquê? Porquê?
Creio que a maioria das pessoas já fizeram esta pergunta e até quando lemos a Bíblia encontramos vários personagens que levantaram esta questão, como Jó, Asafe e até o próprio Jesus quando disse na cruz: Eloí, Eloí, lemá sabactani? Isso, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
Era necessário que Jesus passasse por esse abandono? Sim, para que experimentasse a realidade do pecado e pudesse identificar-se a 100% com o homem pecador, que vive separado de Deus.
Como já disse alguma vez, não pretendo dar reposta à situação particular que está atravessar agora na sua vida, porque muitas vezes não há uma reposta fácil.
Todas as personagens que a Bíblia retrata e que se mantiveram firmes e fiéis em Deus durante todo o tempo de aflição, Deus os livrou e consolou no meio da dor e confusão. Deus nunca nos deixa caídos, Ele sempre tem maneiras e formas de chegar a nós e ajudar-nos no meio da situação aflitiva que nos atinge.
Jesus não ficou desamparado para sempre. Por causa da sua fidelidade e obediência, o Seu Pai ressuscitou-o e exaltou-o e agora está sentado a direita do Pai, intercedendo por nós.
Jó não ficou para sempre na sua desgraça, Deus o restaurou depois de apreender algumas verdades espirituais que ele não havia entendido. Asafe não ficou amargurado para sempre, Deus fê-lo ver que o caminho do justo é melhor que o caminho do ímpio e que toda sua prosperidade não o salvará do seu pecado.
Posso afirmar, que apesar de estares a passar pelo pior momento da tua vida e não tenhas repostas do porquê daquilo que estás a atravessar, Deus manter-se-á fiel ao teu lado e Ele fará tudo e mais alguma coisa para consolar-te e ajudar-te a vencer e a continuar a andar com a cabeça erguida até ao Dia de Cristo.