Este foi o terceiro filho que Adão e Eva tiveram. Eles tiveram mais filhos e filhas, mas a Bíblia só destacou três, Caim, Abel e Sete.
Só um verso da Bíblia fala de Sete, mas revela o carácter dele e com o qual podemos aprender nós, que decidimos seguir ao Senhor ou você que está ponderando decidir seguir a Cristo.
Depois da tragédia que assolou a família de Adão e Eva, o Senhor lhes concedeu um filho, Sete, que por sua vez após tornar-se homem casou e teve um filho, Enos. A partir desse período a Bíblia revela que os homens começaram a invocar o Nome do Senhor.
Noutras palavras, a descendência de Sete caracterizou-se por crer em Deus e em servi-lo; ao contrário da descendência de Caim que enveredou pela vida de pecado.
Isto é uma ilustração da realidade espiritual que existe neste mundo através dos tempos, os crentes e os incrédulos, aqueles que aceitam a Salvação em Cristo e aqueles que consciente e voluntariamente a rejeitam.
Quando Deus começa uma obra numa vida que aceita a Sua Salvação, inicia-se uma linhagem espiritual sobre aqueles que serão influenciados pelos novos crentes. Não estou a afirmar categoricamente que a linhagem de sangue se converta, porque isso vai depender da reposta dos filhos à mensagem do evangelho.
Um crente em Cristo terá ao seu redor pessoas que serão testemunhas da mudança que aconteceu na sua vida e ficarão expostas à proclamação do evangelho e haverá quem decidirá seguir esse caminho.
O ser humano tem duas opções a seguir, aceitar ou rejeitar. O meu desejo e creio que também posso afirmar ser o desejo de Deus é que aceites a Sua Salvação em Cristo Jesus.
Sete teve uma influência na sua geração, como Deus espera que tu e eu tenhamos uma influência na nossa geração. Como cristãos fomos chamados a ser sal da terra e luz do mundo, para que os homens vejam as obras que Deus fez e faz connosco e através de nós.
Já fui do mundo e usava a minha influência para fazer o mal e muitos imitavam o meu mau exemplo, como também eu imitava o mau exemplo dos outros. Mas graças a Deus pela Sua Salvação que chegou à minha vida como à tua para que a partir dela sejamos um exemplo como filhos e filhas de Deus.
Que aqueles que estão próximos ou distantes possam ser influenciados pelo amor de Cristo que mora em nós, que a geração presente e vindoura seja influenciada pelas nossas vidas, como o foi Sete.