Uma definição simples de tolerância é ter uma boa disposição para ouvir com paciência opiniões opostas às suas. Uma pessoa intolerante é aquele que reagirá com algum tipo de violência quando alguém expresse ou faça algo contrário ao que pensa.
A gente religiosa são normalmente intolerantes. O Senhor Jesus enfrentou na sua época muita gente intolerante, ao ponto que foi morto, porque não suportaram ouvir os seus ensinamentos e as verdades do Reino de Deus.
Também é verdade que dentro do povo de Deus vão-se encontrar intolerantes, existem pastores e líderes que o são, não aceitando nenhuma contrariedade às suas ações, por mínima que seja. Há lideranças que só procuram uniformidade e não entendem a ideia de unidade no meio da diversidade.
Todos os seres humanos são diferentes, porque temos origens e formações culturais diferentes. A igreja de Cristo é composta por uma diversidade de pessoas, raças, culturas, idiomas, etc.
O grau de espiritualidade de cada crente é diferente, encontramos gente que coopera com o Espírito Santo e o seu crescimento espiritual prossegue duma maneira normal e progressiva; há outros que oram ou leem a Bíblia pouco e desconhecem muitas verdades espirituais e na hora de conversar e não haver entendimento podem surgir disputas por ter perspetivas diferentes.
Nem todo o mundo é consagrado e às vezes aqueles que estão mais comprometidos tornam-se intolerantes para com aqueles que não são consagrados ou não querem obedecer à Palavra de Deus.
Como cristãos maduros devemos desenvolver a tolerância no meio dum mundo intolerante; nem todas as pessoas são como você, tenha paciência, quem faz a obra é Deus pelo Seu Espírito, não transformamos ninguém, não adianta discutir nem brigar por causa das diferenças.
Não confundamos tolerância com permissividade, não estou a falar de permitir o pecado e este ser mantido ativo no meio da congregação, não, ele vai precisar ser corrigido para ajudar primeiramente àquele que está a cometê-lo e evitar que afete a vida dos outros causando tropeço.
Hoje assistimos a uma intolerância radical com um grupo chamado de radicais que até matam todos aqueles que não são como eles. É obvio que não concordamos com a dita postura e ação, especialmente quando muitos cristãos nascidos de novo e religiosos com orientação cristã estão sendo mortos ou obrigados a fugir dos seus países, tudo por causa da intolerância.
Sede tolerantes, benignos, pacientes uns para com os outros, é o mandamento do Senhor.