22/09/2015

TEMPO DE ORAR, TEMPO DE AGIR

A Bíblia nos ensina que na vida há tempo para tudo debaixo do céu, tempo de nascer, tempo de morrer, tempo de paz, tempo de guerra, etc. Seguindo a linha de pensamento poderia acrescentar: tempo de orar, tempo de agir.

Uma das coisas que não devemos fazer como cristãos é orar só quando há problemas ou circunstâncias difíceis, porque isso muitas vezes não trará solução ante aquilo que enfrentamos e não se estará preparado espiritualmente, mentalmente e emocionalmente, acabando numa confusão e incerteza.

O cristão deve orar em todo o tempo, essa deve ser uma constante na sua vida e não esperar que surja algo complicado para orar.

Quando o crente tem uma vida de oração e surge uma situação difícil, estará preparado para saber o que fazer, porque através dos tempos desenvolverá uma comunhão com Deus e a Sua Sabedoria será implantada na sua mente e coração. Não somente manterá uma vida de oração, senão também estará acompanhada duma vida de leitura e estudo da Palavra.

A Palavra revela a Vontade de Deus e ela abrange todos os aspetos da vida e muitas vezes nos ensina o que fazer em determinadas situações e qual é a atitude correta a tomar. Um crente que não tem vida de oração e leitura da Palavra de maneira regular, não saberá como agir na hora H e não é orando nesse momento que soluciona as coisas.

Lembro-me da experiência de Moisés que tentou orar num momento de grande aflição e que Deus lhe disse para agir, perguntando-lhe que tinha na sua mão e Moisés respondeu-lhe: uma vara. Deus mandou a que golpeasse às águas e abriu-se o mar pelo meio.

Moisés estava a aprender e estes relatos nos devem ensinar para saber nos dias de hoje, que há um tempo para orar e há um tempo para agir. Deus espera que aprendamos a lição.

Podemos passar muito tempo a orar sobre a mesma situação e o que verdadeiramente Deus está à espera é que passemos à prática, que apliquemos os princípios sobre os quais já orámos e já sabemos que estão escritos na Bíblia.

Às vezes o medo, a dúvida, a desconfiança ou a falta de fé podem ser obstáculos que nos impedem de agir e acabamos procrastinando a nossa ação; devemos libertar-nos de todos esses obstáculos.

Assim como não é bom só orar quando surgem os problemas e negligenciar uma vida regular de oração e leitura da Palavra, tampouco é bom só orar e orar e orar e nunca agir.

Precisamos ser cristãos equilibrados que entendemos os tempos. Há um tempo de orar e um tempo de agir.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...