A Bíblia ensina que em Cristo somos mais que vencedores em todas as coisas e muitos interpretam este verso duma maneira literal, noutras palavras, não pode haver fracasso nenhum na vida do cristão, nada pode correr mal, porque se assim for, então está em derrota ou não tem fé.
Olhemos para a história da igreja e perguntemos: Os primeiros cristãos que morreram na areia do coliseu foram mais que vencedores? Aqueles cristãos que são despedidos do trabalho por causa da sua fé ou que são expulsos de casa pelos familiares ou que têm que fugir do país para não serem mortos ou estão doentes. Estão em derrota? Não são mais que vencedores?
Para aqueles que ensinam literalmente o verso mencionado anteriormente e pregam um triunfalismo em todas as coisas, não consideram outros versos e passagens da Bíblia que revelam que o cristão pode atravessar situações difíceis e muitas vezes as coisas não serão bem-sucedidas e alguns terão um fim dramático.
O fato que alguma coisa não correr bem na vida do cristão não significa que não seja vencedor, porque se mantém viva a sua fé e confiança em Deus apesar de estar a passar uma derrota nalguma área da sua vida, para Deus não é derrota porque Deus vê o coração e a atitude.
Não somos mais que vencedores em todas as coisas quando desobedecemos aos mandamentos de Deus, quando deixamos de olhar com fé, quando pecamos, quando deixamos que o velho homem tome controlo da situação e fazemos tudo ao contrário do que Deus manda.
O cristão triunfalista deixa fora o amor, porque para ele ou ela tudo tem que ser vitória e acabar em vitória, porque um fracasso é sinonimo de derrota e ante os seus olhos, o seu irmão e irmã está mal.
Alimentar um triunfalismo na nossa vida ou exigir a outros torna-nos insensíveis à dor e sofrimento do nosso próximo. Ignora totalmente a ideia que o cristão por estar no mundo está sujeito a passar por circunstâncias adversas que podem levá-lo a perder coisas, posições, bens e até a própria vida por causa da sua fé em Cristo.
A ideia dum triunfalismo a como de lugar, muitas vezes leva a ditos crentes a fingir, disfarçar, aparentar e falar que todo está bem nas suas vidas, porque não querem mostrar que são humanos falíveis e frágeis.
O pior de tudo é quando na sua dureza exigem a outros que sejam iguais a eles e acabam sendo duros, implacáveis, sem amor, sem misericórdia para com aquele ou aquela que está a passar um momento complicado na sua vida.
Não passa dum triunfalismo sem amor. Amanhã veremos exemplos bíblicos dos verdadeiros triunfadores.