07/10/2015

COMO É A TUA MANEIRA DE FALAR?

Lembro-me quando cheguei à igreja local, particularmente era uma pedra em bruto, vinha duma maneira de viver em que usava as pessoas para lograr os meus interesses e era um bruto para falar. Um dia uma irmã disse-me e está escrito na Bíblia que era como um cavalo que precisava de rédea para ser controlado e a partir dali até agora continuo nesse processo de saber comunicar e falar corretamente com meu próximo.

Como é a tua maneira de falar?

Já me encontrei com pessoas que se gabam de ser muito diretas e frontais, mas na verdade não passam de toscas, brutas e não têm graça e o pior de tudo é que não conseguem ajudar a outra ou outras pessoas, porque elas ficam à defensiva ou retraem-se. Devemos ser frontais? Sim. Jesus foi frontal, mas não foi um bruto, nem tosco, até nos momentos em que disse grandes verdades aos seus interlocutores, eles ficaram em silêncio porque não tinham argumento para contra argumentar.

Sabes porque Jesus sabia falar corretamente de acordo à situação? Porque a graça e a sabedoria de Deus estava sobre ele. Todos nós que somos seus discípulos precisamos dessa graça e sabedoria e não me limito só aos líderes em relação a dar conselhos, falo do dia-a-dia e isso envolve todos os cristãos.

Já encontrei crentes que o melhor que deveriam fazer é calar a boca por um tempo, porque cada vez que falam cometem torpezas, seja em casa, no trabalho e às vezes na congregação.

A graça e a sabedoria devem ser obtidas. Na nossa busca de Deus devemos procurar achá-las, porque somos seres sociais, Deus criou-nos para que sociabilizemos com o nosso próximo e temos que saber falar com todo o tipo de pessoas e de origens diferentes.

Inclusive se nosso próximo falhou e cometeu um gravíssimo erro ou ofensa e precisa de ser exortado, deve ser feito com graça e sabedoria, porque a intenção deve ser sempre restaurá-lo, não fazê-lo fugir de Deus e da comunhão com os seus irmãos. Se as pessoas não são crentes, ainda com maior razão, porque elas são as que nos observam e são as primeiras a atirar-nos pedras se veem uma contradição nas nossas vidas.

Não há garantia nem certeza que as pessoas mudem para bem por causa do nosso falar gracioso e sábio para com elas; o que interessa aqui é que cada um de nós falemos corretamente com elas, com amor, com firmeza, com verdade, mas com graça e sabedoria, qual seja a reposta que deem é assunto delas, não nosso.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...