Discussão é um debate sobre um tema ou uma opinião em que cada pessoa defende argumentos opostos; polémica, controvérsia.
Discutir fora do normal pode levar a trocar palavras ásperas e por vezes injuriosas, geralmente em voz alta e de modo agressivo. Por suposto também é possível discutir sem violência, mantendo uma conversa adulta e madura onde existe um intercâmbio de opiniões e onde existe respeito entre os que participam.
O cristão por conselho da Bíblia não deve envolver-se em discussões desnecessárias e menos quando elas ficam fora de controlo, onde o domínio próprio já não opera e dá-se lugar às emoções e impulsos da carne, querendo prevalecer sobre o seu oponente.
A Bíblia diz que evitemos as discussões néscias e tolas que não levam a lugar nenhum, também ela nos ensina que onde há espírito facioso, Deus não está presente, é como se Deus se retirasse do meio duma discussão não construtiva. Não esqueçamos, Deus é um Deus de paz e nos chamou a ser homens e mulheres de paz, a estar na medida das nossas possibilidades em paz com todos os seres humanos.
Até o tema da religião pode tornar-se numa discussão sem sentido e creio que todos os que seguimos a Jesus já alguma vez passámos por isso, especialmente nos primeiros tempos, quando nos convertemos e no nosso desejo sincero queríamos que todos se convertessem.
Só que infelizmente alguns cristãos através dos tempos não amadureceram nem entenderam que essa atitude não pode nem deve continuar a ser parte da sua vida cristã. Não fomos chamados a discutir, brigar ou contender, senão mas bem a proclamar o Reino de Deus, respeitando as ideias ou pensamentos que a pessoa ou pessoas tenham, inclusive o seu direito de rejeitar consciente e voluntariamente a Deus; não podemos nem devemos molestar-nos por isso, ainda que digam que estamos enganados e que eles têm a razão.
Não há tema nem assunto nesta vida que nos deva levar a perder o controlo, o domínio próprio. A nossa atitude deve ser sempre pacífica e manter uma conversa elevada e madura e creio que com a ajuda do Espírito Santo dentro de nós, conseguimos.
Particularmente quando vejo o meu interlocutor descontrolado, ainda que o assunto seja o mais simples, até podem ser coisas domésticas, simplesmente retiro-me. Por acaso ontem aconteceu, estando a conversar com alguém e que levantou uma questão desnecessária, porque já com tantos anos na igreja já deveria saber o que fazer, o conjugue aproximou-se com uma atitude agressiva pelo tom da voz, deixei-o falar e pedi licença e retirei-me.
Porque em discussões néscias e tolas não se deve participar, porque se o fazes acabarás a discutir desnecessariamente.