Esta é uma disciplina que fará parte da vida do cristão enquanto permaneça na Terra. Através da oração mantemos uma comunhão e companheirismo com Deus, é a maneira de comunicar-nos com Ele.
Normalmente, e deve ser assim, a oração deve ser acompanhada da leitura e estudo da Palavra de Deus, já que através dela o Senhor comunicar-se-á connosco.
Uma vez li que muitos cristãos interpretam e tomam a oração como algo que envolve sacrifício, quando deve ser algo prazeroso, algo deleitoso estar na presença do Senhor conversando com Ele. O tempo de oração para o cristão nascido de novo é de vital importância e ocupa um lugar e tempo importante na sua vida, tão vital como o oxigénio que precisamos para manter-nos vivos.
Pode haver fatores que se levantam para impedir ou atrapalhar a nossa vida de oração, como por exemplo: cansaço, distração, indisciplina, preguiça, apatia, desinteresse, etc. Jesus foi e é o nosso exemplo de alguém que orou e continua a orar ainda.
Enquanto esteve na Terra, Jesus separou tempo para passar a sós com o seu Pai e apartava-se dos seus discípulos, a missão que se lhe tinha confiado obrigava-o a entender os propósitos do Pai. Ele dizia que as coisas que dizia e fazia eram aquelas que o Pai fazia e para entender e realizar isso era importante ter tempo de oração, uma conversação íntima com o seu Pai.
Jesus hoje em dia continua orando e seu trabalho conforme o revela a Bíblia é interceder por nós, pela sua igreja, a fim de que possamos ter um respaldo de oração. Isso é bom, porque se alguém se esquece de orar por mim ou vice-versa, Jesus Cristo não esquece, Ele continua a orar por cada um de nós, dia e noite a nosso favor.
Isso deve servir de inspiração para nós continuarmos a orar, seja pela nossa vida e pelos assuntos que nos dizem respeito, seja pela nossa família, amigos, colegas, irmãos e obra do Senhor. Não podemos nem devemos dar-nos ao luxo de parar de orar, é uma responsabilidade prioritária na nossa vida, somos chamados a ser intercessores na nossa geração.
Encorajo-te a não desistir nem deixar de orar, porque como falei antes, tem que ver com disciplina, organização do nosso tempo e saber dar um lugar e tempo de qualidade à oração e não restringi-la à hora do alimento ou ao entrar ou sair de casa ou antes de dormir, onde o nosso corpo e mente estão cansados do dia.
Todos os cristãos nascidos de novo temos assuntos porque orar, o fato de ser parte duma família, ser parte duma comunidade cristã, ter uma participação ativa na sociedade, dá-nos motivos e assuntos mais que suficientes para continuar a orar.
Continue orando!