02/10/2015

DETERMINA NÃO AMARGAR-TE

Todos estamos sujeitos a ficar amargados, especialmente quando algo não sai como nós queremos, quando alguém nos faz algum mal terrível, quando a vida corre mal, quando perdemos algo ou alguém muito querido de nós e muitas outras coisas que surgem e que podem provocar uma amargura no nosso coração.

Disse que estamos sujeitos, não como um destino irreversível, mas antes como uma condição ou estado da alma que pode afetar a todo aquele que abrir o seu coração e deixar crescer esse sentimento dentro de si.

A Bíblia ensina-nos que não devemos deixar crescer dentro de nós nenhum sentimento de amargura, porque isto trará consequências a nós mesmos e àqueles que nos rodeiam, será como um vírus que contaminará, inclusive pode gerar uma doença ou a própria morte do individuo afetado por ela.

O que é a amargura? É tornar a vida amarga, viver desgostosamente, viver sofrendo por alguma coisa que passou. Noutras palavras a vida torna-se azeda, sem sabor, sem prazer, sempre mal-encarado, criando uma falsa aparência de felicidade e alegria mas que é opacado pela amargura que domina o seu coração, mais cedo ou mais tarde as pessoas que se aproximam reparam, seja pelas suas palavras ou pelas suas atitudes, não dá para ocultar.

A Bíblia fala que da abundância do coração fala a boca. A pessoa ou pessoas amargas transmitirão para fora o que está dentro delas.

O conselho bíblico é não deixar crescer dentro de nós nenhuma raiz de amargura. Noutras palavras devemos determinar na nossa mente e coração não amargar-nos nunca, desenvolvendo dentro de nós com a ajuda do Espírito Santo um coração perdoador e paciente quando as coisas não correm bem ou alguém nos fizer dano, voluntariamente ou involuntariamente.

Há cristãos que tornam-se tão sensíveis que por qualquer coisa que contrarie a sua vida, ficam amuados e sentidos, provocando raízes de amargura. Todos ofendemos sem querer ou nos ofendem sem querer e não podemos nem devemos amargar-nos por tudo ou por nada.

Contra a raiz de amargura devemos criar uma couraça de proteção, porque Deus nos chamou a ser felizes e não amargos. A própria vida com todas as batalhas que enfrentamos no dia-a-dia provoca tantos contratempos e aflições, não vamos acrescentar ainda um coração amargurado que só nos contaminará e enfermará, não somente a nós, senão também àqueles que nos rodeiam.

Determina não deixar entrar nenhuma raiz de amargura dentro de ti!

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...