Através da história homens e mulheres têm sido pioneiros em começar projetos de carácter religioso. Alguns deles começaram obras dirigidas pelo próprio Espírito de Deus e alguns até atingiram um alcance mundial. Outros começaram movimentos religiosos em nome de Deus segundo eles, mas Deus nunca esteve no assunto, foi uma iniciativa particular, alguns deles utilizando a Bíblia como base, mas interpretando-a segundo a sua conveniência e interesse particular.
Jesus disse que juntamente com o trigo cresceria o joio, muito parecido por fora, mas não produz fruto. Assim acontece em relação a religião, haverá trigo que simboliza a verdadeira obra de Deus e que procede Dele e aquela obra que procede dos mesmos homens, representado pelo joio, uma obra meramente humana.
A obra de Deus tem um fundamento: Jesus Cristo. Quando Jesus perguntou aos seus discípulos quem achavam que era, o apóstolo Pedro inspirado pelo Espírito Santo afirmou que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus. Jesus alegrou-se com esta reposta e afirmou que o fundamento, a base da igreja Dele se construiria sobre esta verdade absoluta.
Jesus é o fundamento sobre o qual é edificada a igreja, simbolizada na figura duma construção, um edifício, cujas pedras são compostas por cada um daqueles que reconhecem esta verdade e a aceitam no íntimo do seu coração, deixando a Cristo ser o Senhor e Salvador das suas vidas.
Toda a obra que se preze proceder de Deus mas que não tem Cristo como fundamento, como a pedra angular do edifício espiritual, será uma obra feita pela mão dos homens, alguns bem-intencionados e outros mal-intencionados, que trabalham para o inimigo da obra de Deus, Satanás, que se disfarça de anjo de luz e seus lacaios fazem o mesmo, apresentando um falso evangelho, uma falsa religião, enganando a muitos, fazendo-os crer que procede de Deus e muitos acabam acreditando incautamente.
Nem tudo o que se chama de religião ou evangelho, ainda que digam que se baseiam na Bíblia é de Deus. Toda a verdade e princípio no Reino de Deus têm como fundamento a Pessoa de Cristo.
Cristo como fundamento, como pedra angular permite que a obra de Deus permaneça firme contra todo o vento de oposição, contra toda a tempestade violenta que se desate. Ele fará com que os alicerces da Sua Casa sejam sólidos e nada nem ninguém poderá derrubá-los.
Quando nos atravessemos com pessoas que digam que são cristãs, religiosas ou coisas parecidas e digam que vem da parte de Deus, observa qual é o fundamento da sua fé, senão é Cristo o fundamento, a pedra angular, não é de Deus.