Há pessoas que no decorrer da vida e chegando a uma vida madura apreenderam muitas lições que os tornaram mais sábios e entendidos sobre algumas áreas da vida. Outros, apesar de passar por muitas experiências, nunca tiraram partido delas e nunca desenvolveram uma maturidade, permanecendo sempre numa atitude imatura e queixando-se de tudo aquilo porque passaram ou continuam a passar.
Noutras palavras, são pessoas que nunca crescem como indivíduos, ainda conduzindo-se como se fossem crianças mimadas ou jovens imaturos, fugindo de toda a responsabilidade e comportando-se de maneira medíocre.
Na vida espiritual acontece algo parecido, quando o cristão evita ou atrapalha em si mesmo o seu crescimento espiritual. Quando um cristão não é obediente à instrução do Senhor e aos caminhos que Deus estabeleceu para ele ou ela, não cresce, fica estagnado e as coisas continuam no mesmo.
O desejo de Deus é que cresças no conhecimento Dele, no conhecimento e aplicação da Sua Palavra e na execução do Seu Plano para nossa vida e àqueles que nos rodeiem. A Bíblia disse que Jesus crescia em estatura, sabedoria e graça, até ao último segundo da sua vida, cumpriu todo o propósito do Pai.
Nós, como filhos de Deus devemos aprender lições espirituais em tudo o que nos acontece. O nosso alvo é tornar-nos como Cristo, à semelhança Dele em carácter, em entendimento das coisas de Deus e na realização daquilo que nos toca fazer a cada um.
O que estamos a aprender através de todos estes anos que andamos com o Senhor? Estamos a ser mais maduros que antes? O fruto do Espírito está manifesto nas nossas vidas? Estamos a conhecer mais profundamente as Sagradas Escrituras? Ou continuamos a ser a mesma pessoa que éramos quando ouvimos o evangelho?
Às vezes encontramos pessoas que têm muitíssimos anos no caminho do evangelho e à semelhança dos cristãos de Corinto, ainda continuam meninos espirituais, a precisar de leite, porque não conseguem comer alimento sólido, a sua estrutura espiritual ainda é infantil, imatura, não aprenderam nada em todos os anos que caminham no evangelho.
A nossa atitude e comportamento ante as diversas situações revelará se temos aprendido através dos anos. Deus chamou-nos para que estejamos ao lado Dele, para aprender juntamente com Ele, prometeu nunca nos deixar, nem abandonar e por mais difícil que seja a prova que estejas a passar, o Senhor está presente para ensinar-te como superá-la e continuar o teu crescimento espiritual até que todos atinjamos a estatura de Cristo.