28/10/2015

MAIS ALÉM DA REUNIÃO

Muitas pessoas cresceram obrigadas a assistir à celebração religiosa onde os seus pais participavam e a sua assistência era algo obrigatório, também aconteceu comigo e quando acabava a reunião saía depressa com a ideia de que já cumpri. Na verdade não era uma alegria, era mais um fardo, uma imposição, às vezes imposta pelos pais e outras vezes por um mesmo.

Essa mentalidade às vezes permanece nalgumas pessoas que aceitam a Cristo e só se limitam a assistir a uma reunião, já não por imposição, senão porque gostam e sabem que é bom para as suas vidas. Mas acabando a reunião desaparecem até a reunião seguinte, não mantém contato com ninguém e muitas vezes a Bíblia fica na prateleira até ao próximo Domingo.

Não creio que Deus nos salvou para que mantenhamos o mesmo espírito religioso, de só cumprir em ir a uma reunião e só esperar que venha a seguinte. Creio que há algo mais além da reunião.

Uma reunião cristã por mais edificante que seja não é um fim em si mesmo, é um meio que Deus usa para edificar a nossa vida e para que nos reunamos como povo para adorá-lo corporativamente, levar a nossa oferta e ouvir a Palavra de Deus que é eficaz para mudar a nossa vida.

Deus tem um propósito para cada um dos seus filhos e filhas. Cabe a cada um descobrir o que o Senhor quer; o nosso papel interventivo é muito mais além duma reunião dominical.

O cristianismo como digo deve ser expresso no dia-a-dia, seja em casa, no trabalho, na escola, no momento de privacidade. Cada cristão tem uma missão específica e capacidades únicas que Deus pôs nele para executá-las. Recebemos a ordem de ir e levar as boas novas a toda a criatura, amar e ajudar o nosso próximo, existem crentes novos que precisam da nossa atenção e cuidado, há ministérios e serviços que são realizados fora das quatro paredes da igreja. Ao longo da semana devemos duma ou outra maneira procurar a comunhão com outros irmãos e irmãs, não existe a ideia do cristão solitário, que se isola do resto do Corpo de Cristo, precisamos uns dos outros, há que criar situações para nos encontrar. Algumas igrejas organizam-se realizando grupos familiares para que os irmãos que vivem próximo se reúnam para cultuar a Deus no meio da semana e para que tenham comunhão e possam orar uns pelos outros. Outras igrejas organizam estudos bíblicos para capacitar os crentes no conhecimento bíblico e preparar-se para o serviço. Existem mil e uma coisas para fazer além da reunião.

No propósito de Deus tudo tem a sua razão, a reunião do Domingo ou reunião principal faz parte do nosso culto a Ele, mas o cristianismo bíblico é muito mais além da reunião.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...