05/01/2016

ABRAÃO IV

Quando Abraão saiu de Ur dos Caldeus, Deus pediu para que deixasse a sua terra e parentela e marchasse em direção a uma nova terra que o Senhor lhe daria e Abraão obedeceu. Ao sair levou o seu sobrinho Ló que vivia com ele e com a sua esposa.

Pelo facto de Ló habitar com Abraão, a bênção prometida abrangeu a sua vida e negócios, foi prosperando juntamente com o tio. Num dado momento as suas possessões, servos e gado aumentaram tremendamente e começaram a surgir conflitos entre o seu pessoal e o pessoal do tio. Não era uma briga familiar, mas por causa do espaço já não conseguiam viver juntos, ambos tinham demasiada gente, animais e coisas.

A proposta pacifica que Abraão propôs a Ló foi que escolhesse onde queria ir para se estabelecer, se escolhia o Norte, Abraão iria para o Sul, se escolhesse a Oriente, Abraão iria para Ocidente. Esta forma para Abraão era a maneira de entender onde Deus o queria a ele e qual era a localização geográfica da terra prometida.

Ló é o tipo de pessoa que se move pelo que os seus olhos vêm e não propriamente pela Vontade de Deus. Observou a terra que estava diante dele e viu que era muito boa apesar de estar junto a Sodoma, onde viviam homens e mulheres depravados, mas não se importou e mudou-se para lá. Abraão ao contrário entendeu que a terra que estava no lado contrário era o lugar onde Deus o queria e que seria posteriormente da sua descendência; Abraão movia-se pelo que Deus tinha estabelecido, estar na Vontade de Deus era a sua prioridade.

A Bíblia narra-nos que Ló mudou-se, mas tornou-se um lugar de aflição e angústia pela maldade que o rodeava.

Hoje não é muito diferente na igreja de Cristo, vamos encontrar ambos exemplos, aqueles que se interessam em saber a Vontade de Deus para as suas vidas, não importando as circunstâncias, o seu único interesse e objetivo é estar no centro da Vontade Deus e vamos a encontrar aqueles que só vêm o que os seus olhos naturais enxergam, procurando só o que lhes agrada, aquilo que pode dar-lhes uma satisfação imediata, não gostam que lhes digam nada, não lhes importa se estão vinculados com descrentes, convivendo dia e noite com eles e às vezes participando dos seus pecados também, são pessoas influenciadas mais pela atração do mundo ou de outros crentes carnais como eles e um dia mais cedo ou mais tarde surgirão as consequências dessa superficialidade.

Devemos imitar Abraão, porque ele esperou entender qual era exatamente a Vontade de Deus para a sua vida, para a sua família e para aqueles que estavam debaixo do seu cuidado.

Esses são aqueles que Deus procura!

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...