14/01/2016

ÁGUIA

Deus usa o exemplo de animais na Bíblia para ensinar-nos verdades espirituais. Cada ser que Ele criou o fez com características particulares e do reino animal pode-se aprender coisas para o nosso crescimento espiritual.

A águia tem a particularidade de remontar-se às alturas e quando o tempo está afetado por tormentas e nuvens negras, ela atravessa pelo meio delas e sobe por cima da tempestade, onde está a calma. Por baixo fica a confusão e ela está acima dessa circunstância. Na vida cristã podemos aprender dela, que os problemas e tempestades que se levantam contra a nossa vida para nos atrapalhar e impedir o nosso avanço, devemos enfrentá-las diretamente, não tentar fugir delas, senão, enfrentando valorosamente, confiando no Senhor, como disse a Palavra: “Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias”. O nosso lugar é nas alturas, talvez é tempo de começar a elevar-te irmão e irmã a novas alturas, vencendo toda a oposição e contrariedade, porque por cima das nuvens negras da vida, está o Sol de Justiça, que é o Senhor Jesus Cristo, quem venceu toda a tempestade que se levantou contra Ele.

Outra característica da águia é a sua visão, consegue ver a sua presa desde longe e apanha-a sem que ela se aperceba do perigo. Os nossos olhos espirituais devem estar aguçados para distinguir o que está diante de nós, seja para ver o que é bom para nós, como também para ver o possível perigo que está diante da nossa vida e desviar-nos e procurar no Senhor o nosso refúgio.

Em certo momento da vida da águia e com o passar dos anos, ela vai tornando-se pesada, porque a sua plumagem cresceu demais, o seu bico está com uma crosta enorme e suas garras já não têm a capacidade de segurar a presa. Quando chega este momento ela sobe à parte mais alta duma montanha e isola-se para iniciar um processo doloroso, mas necessário, porque se não o faz morrerá antes do tempo. Toda a plumagem é arrancada, o bico é destruído a golpe contra a dura rocha e as partes excedentes das garras são arrancadas. Uma vez li que dura aproximadamente 150 dias e quando acaba todo este processo a águia fica como nova e a duração da sua existência estende-se por mais 30 anos. A Bíblia diz que se esperarmos em Deus e confiarmos Nele, nos rejuvenesceremos como as águias, prontos para continuar servindo-o por muito mais tempo.

Como cristãos há momentos em que é necessário parar da nossa correria e retirar-nos para examinar como está a nossa vida, porque às vezes continua-se a vida cristã arrastando peso excedente, falando no sentido espiritual, coisas que já não servem. A Bíblia fala de despojar-nos de todo peso do pecado, fala de olhar para as coisas que estão lá cima e não as coisas que estão em baixo, o espiritual e não o carnal e de renovar-nos constantemente, apresentando o nossos corpos em sacrifício vivo a Deus, para comprovar a sua perfeita, boa e agradável vontade, isso fará com que te mantenhas com um espírito jovem e renovado apesar dos anos físicos.

Remontemos como as águias a novas alturas espirituais!

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...