Este Sábado que passou realizou-se uma reunião com a maioria dos jovens que frequentam regularmente as reuniões da Comunidade Cristã de Murtosa e compartilhei alguns princípios que agora aproveito através desta página compartilhar com vocês, seja jovem ou adulto.
No livro dos Provérbios diz: “A glória dos jovens é a sua força e vigor e a glória e formosura dos anciãos a sua velhice”
Em cada época da história da humanidade, Deus salva vidas, crianças, adolescentes, jovens, adultos e anciãos, não se limita a uma determinada idade, porque o seu propósito é formar um povo, uma família, onde adultos e jovens convivam em harmonia, respeitando a fase que cada um atravessa.
Compartilho convosco alguns pensamentos:
“Jovens e velhos têm as suas vantagens e ninguém deve desprezar ou invejar o outro.”
“Cada idade tem a sua própria excelência particular.”
“Cada grupo geracional tem as suas características distintivas. Os jovens têm força física e vigor; os maiores, sabedoria e experiência.”
Apesar de idades diferentes, numa época da história de Israel, Deus levantou Samuel que através dos anos tornou-se em sacerdote, profeta e legislador, adquirindo sabedoria e experiência que era reconhecido em todo Israel, mas por outro lado, Deus levantou um adolescente valoroso e corajoso, que amava a Deus com todo o seu coração, David, quem enfrentou a Golias e derrotou diante de todo Israel e os seus inimigos, com o tempo tornou-se no rei da nação de Israel e os seus escritos inspiram-nos até aos dias de hoje.
Duas gerações na mesma época e cada um deles com as suas características próprias, ambos precisavam um do outro. Deus colocou no meu coração que o seu desejo é que se levante uma nova geração que continue a obra que os seus maiores começaram no passado, mas Ele não quer que exista separação entre uma geração e outra, porque ambas são precisas.
O jovem é forte e vigoroso, mas está no processo de crescimento e amadurecimento, precisa de orientação, de sábios conselhos que os seus maiores podem compartilhar-lhe. O velho é sábio e experimentado, porque já passou por muita coisa e aprendeu muitas vezes da pior maneira, porque estamos no mundo e sempre haverá aflições, Jesus avisou, mas todas essas provas tornam o homem ou mulher pessoas sábias, prontas para poder ajudar a nova geração. O homem ou mulher maduro já não tem o vigor e a força juvenil, mas pode e deve tornar-se num perito mentor para os mais novos.
Ambos podem e devem trabalhar juntos para estabelecer o Reino de Deus nas vidas daqueles que os rodeiam!
A Bíblia mostra-nos exemplos de gerações, velhos e jovens que cooperaram juntos para fazer a obra de Deus:
Moisés e Josué
Samuel e David
Elias e Eliseu
Paulo e Timóteo