No tempo em que Herodes era rei da Judeia, viveu um sacerdote judaico chamado Zacarias, o qual pertencia ao turno de Abias no serviço do templo. Tal como ele próprio, também a sua mulher Isabel pertencia à tribo sacerdotal, sendo descendente de Aarão. Zacarias e Isabel eram crentes, cuidadosos em observar todas as leis e preceitos de Deus. Sucedia que não tinham filhos, pois Isabel era estéril e ambos já eram muito velhos.
Certo dia, estando Zacarias ocupado no seu cargo no templo, porque naquela semana era o turno dele que estava de serviço, coube-lhe por sorteio entrar no santuário interior e queimar incenso diante do Senhor. Entretanto, grande multidão orava lá fora do pátio do templo, como sempre se fazia na altura do culto em que se queimava o incenso.
Achava-se Zacarias no santuário quando de súbito, apareceu um anjo de pé à direita do altar do incenso. Zacarias ficou perturbado e cheio de medo, mas o anjo disse-lhe: “Não receies Zacarias, porque vim dizer-te que Deus ouviu as tuas orações e que a tua mulher Isabel vai dar à luz um filho teu, ao qual porás o nome de João! O seu nascimento dar-vos-á grande prazer e contentamento, e muitos se alegrarão convosco, pois ele será grande diante do Senhor. Nunca deverá beber vinho ou bebida alcoólica, e será cheio do Espírito Santo antes mesmo do seu nascimento. Convencerá muitos judeus a voltarem-se para o Senhor seu Deus. Será preparado o povo para receber o Senhor. Porá o coração dos pais de acordo com o dos filhos, e mudará as mentes desobedientes para que respeitem e obedeçam a Deus”.
Zacarias disse ao anjo. “Como posso saber que isso vai acontecer? Já sou velho, e também a minha mulher é de idade bastante avançada”.
Então o anjo disse. “Eu sou Gabriel! O meu lugar é na própria presença de Deus. Foi Ele quem mandou-me trazer-te esta boa notícia! Mas como não creste no que te disse, ficarás mudo e não poderás falar até que a criança nasça. E as minhas palavras irão cumprir-se no seu devido tempo”.
Entretanto o povo esperava que Zacarias aparecesse e admirava-se por se demorar tanto. Quando finalmente saiu, não conseguia falar, e perceberam pelos seus gestos que devia ter tido qualquer visão no templo. Zacarias ali ficou durante os dias que lhe restavam de serviço e depois voltou a casa.
Passado pouco tempo, a sua mulher Isabel ficou grávida e viveu recolhida durante cinco meses. “Como o Senhor é bom” exclamava “livrando-me assim da tristeza de não ter filhos!” Lucas 1:5-25
A disciplina que o Senhor operou foi necessária para Zacarias e para nós também, porque assim ficamos a saber que Deus quer que sejamos homens e mulheres de fé, que se orarmos por algo de acordo com a vontade Dele, então, aguardemos confiantemente e nos alegremos quando o Senhor nos avisar que ouviu a nossa preze.
Zacarias orou, mas na hora que ouviu o anjo enviado por Deus (que por si só já é um milagre. Nem todos os dias aparecem anjos a falar connosco) não acreditou, porque olhou para a sua velhice e para a velhice da sua mulher.
Deus é Soberano para fazer como Ele quer nas nossas vidas, para Ele não há limites, Ele está acima de todas as coisas, naturais e espirituais. Quando orarmos conforme o Seu Propósito, creiamos na Sua Poderosa reposta, que não aconteça que acabemos disciplinados por não acreditar Nele.