O apóstolo Pedro inspirado pelo Espírito Santo faz uma recomendação a todos os cristãos de todos os tempos que faremos muito bem se fundamentamos a nossa fé nas Sagradas Escrituras, porque elas são seguras e firmes para nos dar um verdadeiro fundamento na nossa vida, é o mais seguro que podemos e devemos fazer.
Na igreja de Cristo encontraremos pessoas com o dom de profecia, mas isso não é garantia que aquilo que digam ou nos digam pessoalmente venha a acontecer, devemos ser pacientes e aguardar para que aquilo que nos foi dito aconteça, então, entenderemos que essa profecia procedeu de Deus e não de invenção humana.
A Bíblia diz que quem profetiza: exorta, edifica e consola. Isto deve ser o que a profecia inspirada por Deus deve produzir na vida da igreja. Durante muito tempo, Deus usou-se de profetas que ouviam sua voz e comunicavam ao povo a vontade Dele; naqueles tempos não havia bíblias como nós temos no dia de hoje e os poucos escritos não estavam ao alcance da maioria dos judeus e menos dos gentios.
Hoje, a maneira normal do Espírito Santo operar no meio da igreja é através dos pregadores e mestres que baseiam as suas mensagens na Palavra de Deus e então cada dia de reunião há profecia baseada nos escritos das Sagradas Escrituras.
Às vezes Deus vai levantar um individuo no meio do seu povo para que profetize uma palavra específica, às vezes falará em língua e haverá interpretação da língua feita pelo próprio ou outro participante da reunião. Senão há interpretação, então deve calar. Isto é uma ordem que está bem esclarecida na Bíblia, no livro de Coríntios, não entende quem não quer entender, porque o mesmo problema que passava em Corinto continua nos dias de hoje, congregações onde todos falam línguas ao mesmo tempo e ninguém se apercebe de nada e menos os convidados que pensam que são uns loucos falando coisas que não se entendem. Alguns chamam a isso de fogo, poder, avivamento, etc; mas na verdade é só pura confusão e Deus no mesmo capítulo diz que Ele é Deus de ordem e as coisas na igreja devem fazer-se em ordem.
Pode haver profecias na reunião? Sim. O apóstolo Paulo disse que dois ou máximo três. Pode haver línguas com interpretação das mesmas? Sim. Não mais de três vezes. Imagina comigo, uma reunião em que haja trinta profecias, parece espetacular, mas ninguém se vai lembrar da primeira, porque foi dito tanta coisa.
A razão pela qual Deus levanta um profeta no meio do seu povo para profetizar é com a intenção de edificar, exortar e consolar. Se alguma vez te abordar alguém que profetiza para ti, para que faças algo radical na tua vida, consulta a profecia mais segura, que nunca vai enganar-te e sempre dir-te-á a verdade: As Sagradas Escrituras.