“O justo viverá pela fé” ensina a Palavra de Deus. Existe a fé que nos leva à salvação, quando cremos em Cristo como nosso Senhor e Salvador e começamos a nossa vida cristã.
Durante a nossa vida cristã diária a fé é vital para permanecer nos caminhos de Deus, porque haverá muitas situações em que a dúvida pode tentar atacar-nos para nos fazer duvidar de Deus e da sua fidelidade. A dúvida, a incredulidade são inimigos da fé, elas tentarão desviar-nos e fazer-nos questionar daquilo que a Palavra de Deus revela acerca Dele e das suas promessas para connosco como filhos e filhas de Deus.
Decisões baseadas na fé em Deus e fundamentadas na Sua Palavra levar-nos-ão a ver o poder de Deus em pequenas coisas ou grandes coisas. A Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus, senão há fé não haverá intervenção de Deus, porque Ele não opera quando vê dúvida ou incredulidade.
Quando lemos a história de Israel que ficou registada na Bíblia para servir-nos de exemplo, vemos quantas vezes o povo pereceu por causa da dúvida, da incredulidade e por também ter um coração duro para crer aos profetas que Ele enviava e que portavam a Sua Palavra. Quantas vezes viram o poder de Deus manifesto através de obras espantosas, diríamos espetaculares e até diariamente como no caso do maná que caia do céu para sustentar tão grande multidão e assim mesmo duvidavam quando surgia qualquer problema, esqueciam-se das obras portentosas de Deus.
Nos dias de hoje é igual, porque agora a igreja é o povo de Deus que caminha por esta Terra a cada dia e a cada dia devemos vivê-lo na fé em Deus. Jesus é o mesmo de ontem, hoje e para sempre, a Sua Palavra não passará, pelo contrário permanece para sempre. Se a nossa vida está baseada numa relação com Deus a cada dia e a Sua Palavra é o fundamento sobre a qual fundamentamos a nossa fé, então somos homens e mulheres que vivemos pela fé.
As emoções e sentimentos podem pregar-nos partidas e fazer-nos duvidar, a nossa fé é baseada naquilo que cremos e transformou-se numa convicção que nos faz acreditar que Deus sempre está presente, quer o sintamos ou não. A nossa vida cristã não é fundamentada sobre o que sentimos, porque isso seria como Jesus disse: uma casa construída sobre a areia, à primeira dificuldade rui. A nossa vida cristã está fundamentada em Deus e naquilo que nos revela por meio da Sua Palavra e pela fé nos movemos e avançamos nesta vida, não importam as circunstâncias ou situações difíceis, a nossa fé está posta em Jesus e se queremos agradar-lhe, a fé Nele deve ser notória na nossa vida.