No mundo vamos encontrar pessoas bondosas, que sempre estarão dispostas a fazer o bem, são boas pessoas e ajudam o próximo conforme as suas possibilidades e às vezes muito acima delas, com verdadeiro sacrifício. Tudo isso é bom e louvável, mas como mérito para conseguir a salvação nunca será possível, porque a salvação não se ganha através das obras, senão pelo único meio disponibilizado por Deus, o Seu Filho Jesus Cristo.
Uma manifestação do fruto do Espírito é a bondade. O cristão nascido de novo deve ter esta manifestação na sua vida no dia-a-dia.
O nosso coração por natureza não é bom, por isso o Espírito Santo trabalha em nós para produzir a natureza de Deus na nossa vida. Deus é bom! Ele é cheio de bondade para com a sua criação, tudo o que Ele criou é bom, isso revela o que há no seu coração. Deseja o melhor para cada um de nós como criaturas e agora por meio de Cristo, com maior razão, porque passamos a ser filhos e filhas de Deus.
O cristão deve caracterizar-se como uma pessoa boa. É contraditório encontrar alguém que se apresente como filho de Deus e é mau para com a sua família, colegas, vizinhos ou irmãos da igreja.
A bondade deve ser algo natural na vida do cristão, não porque trate humanamente nas suas próprias forças em ser bom, mas porque deve ser obra do Espírito Santo em nós e através de nós. Vemos tanta gente a sofrer e isto tornam-se oportunidades para expressar a bondade de Deus através das nossas vidas.
Como explicava noutro dia, o desejar, querer, fazer o bem deve ser algo que queremos que aconteça sempre. Ser bondosos para com nosso próximo é bom, a nossa própria vida será abençoada. A Bíblia diz: “Mais bem-aventurado é dar que receber”. Pode-se aplicar em relação à bondade, uma vida dada a dar bondade, a fazer o bem, ser bom para com as pessoas, tudo isso trará benefício à sociedade.
Pequenos gestos onde a gentileza, a cordialidade, e educação sejam expressados, serão expressões da bondade que está dentro de nós. No dia-a-dia encontramos tanta gente irritada, aborrecida com a vida e o seu trato torna-se às vezes áspero, grosso e às vezes malcriado. Mas o fato de que alguém seja assim, não faz com que nós respondamos da mesma maneira, é possível que a nossa humanidade rejeite essa atitude, mas o cristão nascido de novo, não se move pela sua humanidade, ou pela sua carne, ele ou ela vive na dimensão do Espírito e nessa dimensão a bondade deve ser o pão de cada dia.
Sê bom com alguém neste dia!