18/02/2016

O FRUTO DO ESPÍRITO É: MANSIDÃO

A Bíblia fala que Moisés era o homem mais manso sobre a face da Terra. Quando lemos a sua história descobrimos que nem sempre foi assim, inclusive chegou a matar um egípcio e isto obrigou-o a tornar-se num fugitivo.

Noutro dia explicava que há pessoas que têm certas características no seu carácter que se assemelham às manifestações do fruto do Espírito, elas nasceram com essas características. Há pessoas que são mansas por natureza, nunca levantam a voz, são tranquilos, passivos, nunca se metem em problemas, mas isso não significa que são salvas e que são mansas como Moisés ou um cristão transformado pelo Espírito de Deus.

Moisés experimentou uma transformação no exilio, esse tempo levou a refletir sobre o seu comportamento até ao dia em que Deus apareceu ante ele e começou a partir dali a fazer uma obra na vida dele e através dele. Guiar um povo pelo deserto durante quarenta anos e constantemente ser aborrecido, chateado, criticado, ameaçado e tantas outras coisas, só podia ser alguém que mantinha uma comunhão com Deus.

Não quero apresentar Moisés como alguém perfeito que nunca falhou, houve um momento em que se exasperou e perdeu a calma e isso custou-lhe a entrada a Terra Prometida. Não existem homens ou mulheres perfeitos, sempre haverá falhas conscientes ou inconscientes, normalmente o cristão nascido de novo e cheio do Espírito Santo procurará deixar-se governar pelo Espírito de Deus e desejará que o fruto do Espírito se manifeste, desejará honrar a Deus com um testemunho vivo de si mesmo, da transformação de Deus.

Um dito cristão que é iracundo, violento, respondão, com atitudes e comportamentos semelhantes, só podem ser duas coisas: nunca nasceu de novo ou é um crente carnal, que não deixa o Espírito Santo atuar na sua vida.

Não se trata de esforçar-me humanamente por ser manso, tranquilo, porque se a natureza continua caída, voltará uma e outra vez a manifestar-se o que realmente está dentro da pessoa, uma natureza corrompida inclinada ao mal. Agora, um homem ou mulher que sempre foi uma pessoa iracunda, violenta, Deus é poderoso para fazer dele ou dela uma pessoa mansa, amável, que sabe tratar bem o seu próximo e que sabe guardar a compostura ante qualquer situação complicada, intensa. Vive debaixo do domínio do Espírito e isto produzirá a manifestação da mansidão como parte da sua conduta como cristão.

Já ensinei aqui que a Bíblia diz que podemos irar-nos, mas não devemos pecar. Há uma linha que não devemos atravessar, para nos mantermos na vida de santidade que agrada a Deus e que nos foi ordenada pela parte Dele viver assim para honrá-lo como Deus merece.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...