Em palavras mais simples para todos entendermos, significa alguém paciente, sofredor no meio das provas. A maioria das pessoas desespera, inclusive muitos cristãos que não entendem, nem aceitam as provas como parte da vida.
Bem-aventurados sois quando vos acheis em diversas provas e o Senhor recompensará todo aquele que as vencer corretamente. Para atravessar as provas e as dificuldades da vida, precisamos ser longânimos, pacientes, sofrer esse momento. As provas não são para sempre, elas perpetuam-se porque o cristão não desenvolve paciência e não aprende as lições que o Senhor lhe quer ensinar.
Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que o amam conforme o seu propósito. Isto quer dizer que a paciência vai ser vital, porque haverá momentos de tempestades e às vezes não, é só um tempo de espera, até ao momento exato de Deus intervir.
Deus não faz as coisas à hora que nós queremos e como nós queremos. Temos que ser longânimos e saber esperar em Deus. Não somente em Deus, também precisamos ser pacientes para com os que estão próximos de nós.
A precipitação é um impulso que pode trazer muitas dores e dissabores à nossa vida. O cristão deve desenvolver a longanimidade que é todo o contrário. Deus tem tudo sob controlo e a nossa vida deve ser 100% dependente Dele e isso inclui todos os crentes, porque às vezes pensamos que isso é responsabilidade só dos obreiros que trabalham no ministério e não do crente comum.
Toda a igreja de Cristo deve ser paciente, para entender os propósitos de Deus que se realizaram dentro do tempo determinado por Ele e da maneira que Ele quer. Toda a igreja de Cristo deve ser paciente para com os seus irmãos na fé, nem todos crescem espiritualmente, vamos encontrar crentes que não são espirituais, são, pelo contrário, carnais. Vamos encontrar crentes que são tardios para entender as verdades espirituais, que talvez você já entendeu à muito tempo atrás, vamos encontrar crentes que não obedecem à Palavra de Deus, teimosos, caprichosos, preguiçosos, etc.
A obra é de Deus por meio do Espírito Santo na vida da cada crente em Cristo é diferente, o processo não é igual ao nosso. Talvez você é alguém dedicado, graças a Deus, talvez você é pastor e o rebanho não vai à velocidade que gostaria que fosse, paciência, longanimidade.
Jesus é o nosso maior exemplo, os discípulos que o acompanhavam dia e noite, muitas vezes não entendiam, nem faziam as coisas que lhes pedia. Nalguns momentos Jesus exasperava ante essa situação, mas manteve-se longânimo, paciente, sabendo aguardar o momento em que eles seriam cheios do Espírito Santo e realizariam a obra de Deus.
Obra que chegou até nós, porque Jesus soube esperar pacientemente e longanimamente.