Muitos cristãos quando se encontram com outro irmão nalgum lugar ou no mesmo templo no dia do culto cumprimentam-se assim: Paz do Senhor, irmão! Alguns usam a palavra hebraica: Shalom! Que significa paz e que abrange todas as áreas da vida de quem é cumprimentado.
O desejo por trás desse cumprimento é desejar ao nosso próximo paz para ele e também uma maneira de expressar a nossa real intenção ao aproximar-nos. Porque o mandato do Senhor é claro, devemos viver em paz com os nossos irmãos e fugir de toda a intenção ou ação que contrarie o mandamento do Senhor.
“Quão bom e agradável é que os irmãos vivam em harmonia (paz), porque ali o Senhor envia a sua bênção.” Deus quer que nos esforcemos por manter um ambiente de paz em casa, no trabalho, na igreja e em qualquer lugar onde tenhamos contacto com pessoas.
A Bíblia diz: “Enquanto esteja ao vosso alcance estejam em paz com vossos semelhantes.” Haverá algumas situações em que será impossível estabelecer um vínculo de paz com o nosso próximo, mas o que Deus quer dos cristãos nascidos de novo é que procurem a paz, mas se alguém não quer manter esse vínculo pela razão que for, ali o cristão fica liberado dessa responsabilidade.
O problema está quando o cristão anda a romper o vínculo da paz, causando distúrbios, dissensões, confusões, falando mal, etc. Deus é testemunha do nosso andar diário, Ele sabe as intenções do nosso coração e sabe quando fazemos coisas ou dizemos coisas que parecem espirituais, mas na verdade quebram o vínculo da paz e contaminam a outros irmãos, normalmente fracos que não têm discernimento suficiente.
A manifestação do fruto do Espírito na vida dum cristão nascido de novo deve ser a paz e esta não está condicionada a um ambiente pacífico, calmo, tranquilo. Porque essa é a ideia que normalmente domina a mente dos homens do mundo, sem Deus, paz é ausência de guerra ou conflito.
Desde a perspetiva divina, Deus quer que o seu povo aprenda a viver em paz uns com os outros. O desafio é aprender a conviver pacificamente com todo o tipo de pessoas, com personalidades diferentes e maneiras de pensar diferentes. Particularmente levo-me bem com todos os irmãos da comunidade e às vezes a posição de pastor não é muito agradável, porque não se consegue agradar a gregos e a troianos e alguns ressentem-se por isso, mas uma coisa faço, mantenho a paz com todos na medida da minha possibilidade, isso é o que a Bíblia manda e isso deve fazê-lo cada um que faz parte do Corpo de Cristo.
Paz do Senhor, irmão e irmã!