Na carta aos Gálatas diz assim: “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”
Ao todo são 9 expressões do fruto do Espírito. Vale a pena esclarecer que o fruto é um só e não são nove frutos, porque, senão diria: os frutos do Espírito, mas não está escrito no plural. Isto faz com que muitos pensem que é um processo de ir atingindo um por um cada expressão do fruto e por suposto sempre fica a ideia de que falta algum ou que não conseguimos desenvolver perfeitamente algum deles.
Desde a perspetiva de Deus, Ele deseja que o fruto do Espírito se manifeste em cada um dos seus filhos como um todo. O propósito de Deus é transformar-nos à imagem de Cristo, que tenhamos o carácter de Cristo.
Como obtemos o carácter de Cristo? Quando estamos cheios do Espírito Santo, o fruto do Espírito será uma constante nas nossas vidas. Nesse nível espiritual o fruto do Espírito com as suas diversas expressões flui duma maneira natural, mas debaixo duma obra sobrenatural, porque é o mesmo Espírito Santo que tem domínio total da nossa vida, porque voluntariamente nos submetemos ao seu controlo e então tornar-se-á visível o fruto do Espírito ante os nossos olhos e aos olhos dos demais.
Não se trata de querer forçar que esse fruto se manifeste pelo nosso próprio esforço, porque naturalmente não se consegue e se nos aproximássemos a algo parecido, seríamos nós, não o Espírito Santo. Por isso quando um cristão se conduz de maneira carnal, quando o eu é que domina o seu ser, nunca fluirá, nem manifestará o fruto do Espírito.
A Bíblia não fala de ser perfeitos, sem falha nenhuma, porque nalguma coisa falhamos, ainda estamos dentro deste corpo mortal, por isso a importância de fazer morrer as obras da carne, para que a obra do Espírito prevaleça. Na verdade é uma batalha que se trava dentro de nós a cada dia. Quem irá a vencer? Espero que seja o Espírito.
A partir daqui pretendo ir vendo cada expressão do Espírito nos próximos dias para entender cada uma delas. O conselho de Deus através da Palavra, é que a sua igreja seja cheia do Espírito Santo como forma de vida diária, que cada dia vivamos cheios do domínio do Espírito Santo, que possa guiar as nossas vidas e controlá-las, pois aqui é onde se trava a batalha, porque muitos cristãos querem continuar a controlar as suas vidas e depois querem ver fruto do Espírito e assim não funciona.
O fruto do Espírito virá como resultado de estar cheios do Espírito Santo, reinando em nós e através de nós.