04/03/2016

EGITO

O Egito durante um tempo para os hebreus foi um lugar de refúgio e sobrevivência, pela graça de Deus, que se usou dum instrumento, José, filho de Jacó, que acabou no Egito injustamente, mas Deus converteu uma tempestade em bonança.

Mas, passados todos esses anos de bonança e prosperidade para os hebreus, começaram os anos de tormento e sofrimento, devido a que os governantes não consideram o que José fez e aproveitaram-se dessa grande multidão de hebreus, convertendo-os em seus escravos e poder lucrar com o seu trabalho gratuito, sob pena de morrer se não obedeciam às suas ordens.

O Egito é uma figura da realidade deste mundo, por um lado encontramos muitas coisas belas como a possibilidade de formar família e ter um lugar onde viver com ela, poder trabalhar e suprir as necessidades da casa, oportunidades para poder conhecer diferentes lugares e outras coisas. Mas, o mundo também tem o seu lado escuro, onde a maldade impera por causa de homens e mulheres que se movem debaixo dos seus desejos e caprichos e por não ter escrúpulos, abusam do seu próximo, inclusive até matam-se para poder obter o que querem e muita gente inocente sofre por causa disso.

Para o cristão, para aquele que aceita a Cristo, o mundo é algo temporário, sabe pelas Escrituras que tudo o que os nossos olhos veem neste planeta Terra e o sistema que impera nele, um dia acabará e surgirá o reino Eterno de Deus, que será partilhado com todos aqueles que aceitem a Sua Salvação em Cristo.

O cristão nascido de novo está no mundo, mas não faz parte do sistema do mundo, o qual jaz debaixo do maligno, isto é, Satanás e os seus demónios. Estes conseguem enganar e cegar àqueles que não têm Cristo, com os seus esquemas e mentiras, desviando-os de Deus e da verdade do evangelho.

O mundo figurativamente é o Egito, que se por um lado foi bom um tempo para os hebreus, tornou-se posteriormente num inferno na Terra. Mas, Deus não os deixou desamparados, enviou-lhes um libertador, Moisés, que os resgatou com a ajuda de Deus e levou o povo para a Terra Prometida.

O Egito (mundo) para nós, é algo passageiro, estamos nele, mas não fazemos parte dele. O mundo para o cristão é uma oportunidade para ser luz no meio das trevas. Jesus disse que devemos ser a luz do mundo para que os homens vejam as boas obras que realizamos e possam dar glória a Deus.

À semelhança de Moisés, ao qual Deus chamou para libertar o seu povo de Egito, assim Cristo um dia, brevemente, voltará para buscar a Sua amada igreja para viver eternamente com ela. O Egito (o mundo), desaparecerá e nunca mais existirão, todas as suas injustiças e maldades chegarão ao fim. Glória a Deus!

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...