Porque se nasceste de novo, és parte dela. A igreja não é o prédio onde te reúnes com outros cristãos. À luz da Bíblia, a igreja são aqueles que nascem de novo e que andam com Deus, obedecendo aos seus mandamentos com coração voluntário, querendo agradá-lo, motivados pela gratidão, pelo seu imenso amor, por meio do Seu filho Jesus Cristo, quem nos salvou e nos resgatou da condenação e separação eterna de Deus.
Como parte da igreja de Cristo, o teu papel e a tua participação são importantes, ninguém é demais, todos têm um lugar dentro do Corpo de Cristo, cuja cabeça é Jesus Cristo, ao qual devemos estar sujeitos e sujeitando-nos uns aos outros, é a ordenança bíblica, precisamos uns dos outros. Por isso o apóstolo Paulo utilizou a figura do corpo humano para ilustrar a ideia de que nenhum membro do nosso corpo opera independentemente, todos os membros estão interligados para assim funcionar duma maneira completa e eficaz.
Assim como quando um membro ou uma parte de nosso corpo está doente ou enfraquecido, todo o corpo o sente, assim também acontece com a igreja, quando alguém ou alguns estão doentes espiritualmente, afetará os restantes membros. O nosso dever individualmente é viver uma vida que agrade a Deus, contribuindo para a saúde espiritual da igreja.
Existem alguns indivíduos que afirmam ser cristãos, mas querem manter uma autonomia e distância para com os outros. Já encontrei pessoas que dizem que sua relação é com Deus e que ir a reunião não é necessário, basta orar e ler a Bíblia em casa, que tudo está bem assim; se são crentes nascidos de novo, não sei. Uma coisa sei, não entendem o princípio de unidade e dependência entre os crentes em Cristo.
Estamos na igreja, neste caso, porque fazemos parte da mesma e Deus manda que nos reunamos periodicamente para adorá-lo juntos como seu povo. Estamos na igreja para ser instruídos através da Palavra e poder entender e aplicar as verdades que estão nas Sagradas Escrituras. Deus chama alguns membros do Corpo para que exerçam um ministério de ensino e pregação, a fim de edificar e ensinar ao povo de Deus. Outorga-lhes dons e capacidades espirituais que contribuirão para a edificação da igreja, para que haja saúde espiritual e um entendimento de todo o conselho de Deus.
Estamos na igreja para descobrir qual é o nosso lugar dentro do Corpo de Cristo, qual é o dom que possuímos, outorgado pelo Espírito Santo para que o ponhamos em operação. Não só contribuiremos com o nosso dom ou dons, senão também com os nossos bens, para que nada falte na igreja de Cristo. Todos os cristãos nascidos de novo sabem que a sua passagem pela Terra é temporal, não se malgasta o tempo atesourando tesouros terrenos, pelo contrário colocamo-los à disposição de Deus para que os use como melhor entender, conforme a Sua Vontade.
pr. Carlos Arellano